X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Árvore encontrada no Estado está ameaçada de extinção, diz pesquisador

A planta só existe em duas localidades, no Brasil, e uma delas fica no interior do Espírito Santo


Imagem ilustrativa da imagem Árvore encontrada no Estado está ameaçada de extinção, diz pesquisador
A espécie Freziera atlantica só pode ser encontrada em dois estados brasileiros: Espírito Santo e Bahia | |  Foto: Divulgação/Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA)

O Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) divulgou um estudo que faz um alerta em relação a uma árvore que está ameaçada de extinção: a Freziera atlantica. Encontrada apenas em duas localidades no Brasil, uma delas na Serra do Valentim, entre os municípios de Iúna e Muniz Freire, a espécie pode sumir por causa da ação humana.

A Freziera é uma árvore que foi descoberta por especialistas em 2016, já ameaçada de extinção, e tem uma população pequena, distribuição muito agregada e vem sofrendo com impactos causados pelo homem. A espécie pode ser encontrada também na Área de Proteção Ambiental do Pratigi, na Serra da Papuã, na Bahia.

“Levando em consideração essas características, pensamos inicialmente que a sua diversidade genética poderia ser baixa”, explicou João Paulo Zorzanelli, pesquisador do INMA e um dos autores do estudo. 

No entanto, o artigo publicado recentemente na revista "Trees: Structure and Function" mostrou que a diversidade genética encontrada para a espécie no Espírito Santo é alta, o que seria um bom indicativo de sua conservação genética na área. Contudo, há uma preocupação: os incêndios florestais recorrentes, em áreas ainda não protegidas legalmente, que podem aumentar as chances de extinção local da Freziera no futuro.

Zorzanelli disse que é preciso conhecer o papel dessa árvore dentro da vegetação e outras espécies de plantas e animais na floresta.

“Esse trabalho foi parte da minha tese de doutorado e contou com colaborações de pesquisadores do Laboratório de Biologia Molecular e do Departamento de Ciência Florestais e da Madeira da UFES. Esse trabalho e diversos outros realizados no âmbito da Serra do Valentim também são conhecidos e têm apoio das comunidades locais”, relatou o pesquisador.

Segundo ele, se dependesse somente da genética, a conservação da espécie estaria garantida, mas que as ações humanas representam grave ameaça a essa espécie, recém-descoberta, que ainda tem muito a revelar.

Foi em função dessa grave ameaça que o artigo destaca algumas ações que podem ser tomadas visando à conservação tanto de Freziera atlantica como de seu habitat, pontuou Zorzanelli.

“Entre essas ações, foram sugeridas atividades de conscientização e capacitação para a adoção de medidas conservacionistas principalmente de uso do solo, voltadas aos moradores das localidades, promovidas pelo poder público em conjunto com pesquisadores, e também a busca de maior envolvimento das comunidades do entorno na proteção dessas vegetações”, finalizou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: