Após muro desabar, 11 pessoas vão ficar fora de casa por 2 meses em Cariacica
Escute essa reportagem

Um muro, que ficava em frente a uma casa no bairro Aparecida, em Cariacica, caiu, destruiu parte da residência e, agora, 11 pessoas vão precisar ficar fora de casa por cerca de dois meses. O incidente aconteceu na última terça-feira (23), logo após uma chuva que atingiu o município.
A dona de casa Chanakely Corrêa da Silva morava com os seis filhos, três sobrinhos e a irmã na casa, que tinha sido alugada há quatro meses. Por sorte ninguém se feriu. Após a queda da estrutura, a moradora, fez um vídeo mostrando toda a destruição causada pelo acidente (assista abaixo).
"Derrubou tudo aqui, destruiu minha sala todinha", diz a moça na gravação. Segundo moradores, a rua São Sebastião foi pavimentada há menos de um ano e o muro de arrimo não foi construído em frente à residência, fazendo com que o antigo caísse.
Procurada, a Secretaria Municipal de Obras de Cariacica (Semob) informou, por meio de nota, que está adotando medidas emergenciais para a recomposição do muro e da casa atingida pelo deslizamento desde o primeiro dia da ocorrência.
"A secretaria destaca que uma empresa já foi contratada para realizar o trabalho no muro e na casa. Ressalta, também, que vai garantir a segurança das famílias e que as obras no local começam nesta sexta-feira (26 de fevereiro)", diz o comunicado enviado à reportagem.
Ainda de acordo com a secretaria, o prazo de conclusão para essa obra é de 60 dias, período em que as 11 pessoas prejudicadas pelo incidente precisarão ficar fora de casa.
Fiscalização
Na manhã desta quinta-feira (25), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) esteve no bairro e realizou uma vistoria técnica e fiscal na região. De acordo com o órgão, no local onde estavam o muro e obras de encostas, foram encontradas várias anomalias e inúmeros vícios construtivos que ainda podem causar riscos aos moradores da região.
"Os especialistas identificaram que entre dois trechos de muros de arrimo, havia um muro comum, sem ancoragem e sem a devida fixação de contenções laterais, que não atende as normas técnicas. Também foi observado que o sistema de drenagem do muro estava ineficiente. O encharcamento do aterro com as águas da chuva tornou o solo mais pesado, fator que contribuiu para o desabamento do muro", diz o conselho.

Ainda segundo o Crea-ES, outra irregularidade encontrada e que também colaborou para o acidente foi uma deficiência na compactação do solo, que ocasionou problemas de instabilidade no calçamento da via.
O Conselho ainda afirmou que acionou a Prefeitura Municipal de Cariacica, para que o órgão intervenha em caráter emergencial no sentido de realizar a recuperação imediata da obra sob pena de novos acidentes ocorrerem.
No entanto, a prefeitura afirmou que não foi identificada pelo Crea-ES.
Comentários