Aparecimento de onças deixa cidade do ES em alerta
Moradores de Mimoso do Sul estão atentos quanto ao surgimento do animal. Segundo especialistas, ataque a pessoas é raro
Escute essa reportagem
Moradores do Sul do Estado estão em alerta por causa do aparecimento de onças nas matas e propriedades rurais da região. Em Mimoso do Sul, imagens de uma onça-pintada macho foram feitas por câmeras de segurança do sítio do empresário Lucas Lopes e divulgadas no dia 6 de março, após análise do Monumento Serra das Torres (Monast).
Segundo Lucas, o felino foi flagrado andando pela propriedade pela primeira vez no dia 27 de fevereiro, mas retornou ao local poucos dias depois. "Para a nossa surpresa, ele voltou. Tive a ideia de instalar as câmeras para poder filmar onça-parda, mas quem apareceu foi a pintada", comentou ele.
Veja mais notícias sobre Cidades aqui.
Uma dona de casa, que não se identificou, mora na sede do município e revelou que está com medo. "Estamos receosos e com medo, né? É um animal que preocupa".
O registro do maior felino das Américas no Espírito Santo é raro. O último foi há 27 anos, segundo informações do Monast.
O biólogo do Monast Rafael Santos esteve na propriedade rural em Mimoso do Sul, onde o felino foi gravado, para averiguar as imagens. Segundo ele, o último registro de onça-pintada em matas do Estado aconteceu em 1996, no Parque do Forno Grande, Castelo.
"É um macho bonito, e fiquei até com receio na divulgação das imagens, pois alguém pode tentar fazer mal a ela", alerta o biólogo.

Coordenadora do Projeto Felinos e professora na Universidade Vila Velha (UVV), Ana Carolina Srbek de Araújo informou que onças-pintadas estão concentradas, atualmente, no Norte do Estado, no Complexo Florestal Linhares, onde vivem cerca de 20 animais.
"Nunca tínhamos registrado onça-pintada. Temos registros de onça-parda e de outros felinos menores, como jaguatirica".
Em Atílio Vivácqua, uma onça-parda vem sendo avistada há alguns meses. No início de fevereiro, pegadas foram encontradas e até um bezerro foi atacado pelo animal. Por causa do aparecimento de onças no Sul do Estado, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizou no município uma reunião, em fevereiro, para dar dicas de segurança.
Na última semana, haveria um encontro sobre isso em Mimoso do Sul, mas foi suspenso. Segundo o instituto, a chance de uma onça atacar uma pessoa é rara.
Leia mais
Comentários