X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Aos 33 anos, influenciadora do ES conta como é cuidar de 9 filhos

Dayene Lima planejou uma rotina para seus filhos. O mais novo nasceu no último fim de semana e o mais velho tem 15 anos


Ouvir

Escute essa reportagem

Muita organização e apoio da família. É assim que segue a vida de Dayene Lima, influenciadora digital de 33 anos que deu à luz seu nono filho com o comerciante Raphael Miranda, 38 anos, no último final de semana. 

Ela vibrou com a chegada de seu mais novo caçula e contou para A Tribuna um pouco sobre como é ser mãe de nove.

Além do recém-nascido, chamado de Benício, seus outros filhos são: Raphael Júnior, de 15 anos; Philipe, de 13; Maria Júlia, de 11; João Miguel, de 8, Maria Clara, de 6; Maria Eduarda, de 4; João Davi de 3; e Maria Liz, de 1 ano e oito meses. 

Capixaba supera 15 mil km de distância para viver um amor

Dayene explicou que, por ter a família grande, a organização no dia a dia é fundamental. “Vejo na minha vida a organização e a rotina como duas aliadas. Meus filhos têm horários para  tudo. Deixo eles brincarem, mas acho que a rotina faz bem para a criança”. 

Imagem ilustrativa da imagem Aos 33 anos, influenciadora do ES conta como é cuidar de 9 filhos
Dayene com Benício no colo, Maria Liz, João Davi, Maria Eduarda, Maria Clara, João Miguel, Maria Júlia, Philipe e Raphael Júnior: organização |  Foto: Heytor Gonçalves / AT

Ela afirmou que em alguns dias eles saem da rotina, porém, todos entendem que  têm horários para dormir,  acordar e ajudar nas tarefas de casa. Outras questões necessárias para Dayene no processo de criação dos filhos são o respeito e a conversa. 

“Pratico a criação respeitosa com eles, baseado na idade e no desenvolvimento neurológico de cada um. Aqui em casa é tudo na base da conversa e eles também contribuem nas tarefas, de acordo com a capacidade de cada um”. 

Em seu dia a dia com as crianças e  adolescentes, além do suporte do marido, Dayene conta com uma rede de apoio de suas duas mães: a biológica, Erivone Menezes dos Santos, e a adotiva, Elenita Menezes dos Santos, que é sua avó. 

“Uma cidade amiga do idoso é boa para todos”, afirma especialista

No momento, ela comentou que está passando por um período difícil de resguardo,  com muitas dores e recuperação lenta, então o suporte das duas é essencial. 

“Minhas mães estão comigo o tempo todo cuidando da casa, das crianças e até do financeiro. A diarista vem mais vezes e assim vamos caminhando nesse resguardo”.

Nos períodos da tarde, quando a maioria dos filhos está na escola, Dayene se dedica ao serviço. Formada em Estética, com foco em maquiagem para noivas, ela trabalhou 11 anos nessa área e posteriormente migrou para a internet. 

Atualmente trabalha por meio das redes sociais com seu perfil no Instagram, que possui mais de 50 mil seguidores. Lá, ela compartilha assuntos sobre a maternidade. 

Além de trabalhar, Dayene acredita que continuar estudando é fundamental. Ela, que mora em Cariacica,  faz cursos on-line.

SAIBA MAIS

Família de 11

Os filhos de Dayene Lima e Raphael são: Raphael Júnior (15 anos), Philipe (13 anos), Maria Júlia (11 anos), João Miguel (8 anos), Maria Clara (6 anos), Maria Eduarda (4 anos), João Davi  ( 3 anos), Maria Liz (1 ano e 8 meses) e Benício (recém-nascido).

Curiosidades

- Dayene e Raphael se conheceram por meio da dança, quando ela tinha 15 anos. 

Imagem ilustrativa da imagem Aos 33 anos, influenciadora do ES conta como é cuidar de 9 filhos
CIDADES Os desafios de ser mãe de 9 filhos ou Foi uma escolha ser Mãe na foto: A mãe Dayene Lima o pai Raphael Miranda, 38 os filhos Raphael Lima Miranda Jr., 15 Philipe Lima Miranda,13 Maria Julia Lima Miranda,11 João Miguel Lima Miranda,8 Maria Clara Lima Miranda,6 Maria Eduarad Lima Miranda, 4 João Davi Lima Miranda,3 Alice Lima Miranda,1 Benice Lima Miranda, recém-nascida |  Foto: Isabella de Paula

- Com 18 anos, ela teve o primeiro filho, Raphael Júnior.

- Dayene trabalhou com dança, se formou em Estética, trabalhou por 11 anos com maquiagem de noivas e posteriormente migrou para o Instagram.

- Em seu perfil no Instagram, @dayenelimamiranda, ela compartilha assuntos sobre a maternidade. Ela se dedica exclusivamente a esse serviço há dois anos e meio.  

- Já Raphael era professor de dança  e atualmente  trabalha como comerciante. Além disso, ele atua como fotógrafo. 

- Benício foi o primeiro filho que Dayene teve por parto cesariana. Os outros, ela disse que foram naturais ou normais. 

- Dayene tem em sua rotina, além de cuidar dos filhos, trabalhar e estudar. Para ela, o estudo é fundamental.

- A influenciadora conta com o apoio da mãe biológica e adotiva no seu dia a dia.

“Depois do quinto, eu usei pílula, mas engravidei”

 Dayene Lima, influenciadora digital de 33 anos que é mãe de nove filhos com o comerciante Raphael Miranda, de 38 anos, conversou com A Tribuna sobre a vida com a família e seus objetivos.

 A Tribuna - Você deu à luz no último final de semana. Como está se sentindo? 

Dayene - Nesse período de resguardo, especialmente dessa gestação que foi meu  primeiro parto cesariana, está sendo um grande desafio para mim: muitas dores e uma recuperação bem lenta.

 Foi sua primeira cesárea?

 Sim! Os outros foram partos normais e naturais. 

 E qual foi a reação de todos com a chegada de mais um irmão? Eles queriam que fosse menino ou menina?

Era metade e metade. A gente só descobriu no parto.  Mas falei pra todo mundo que ia ser menino, eu sentia. O Davi foi o que mais ficou empolgado com o Benício. Ele sempre fala: 'mamãe, eu gostei desse bebê seu, hein'. 

Sempre quis ter família grande? 

Eu e Raphael queríamos ter  cinco filhos. Nove nunca foi planejado. Depois do quinto, eu usei pílula, mas engravidei do mesmo jeito. Acho que foi um plano de Deus.

Terá um décimo bebê?

Quem queria um time de futebol vai ficar frustrado,  porque não vai ter. Raphael fez vasectomia. Ele já tinha marcado com o médico para fazer o procedimento, mas nesse meio tempo engravidei do Benício. Ele fez a operação no mesmo dia que o bebê nasceu. 

Como são as personalidades dos seus filhos?

São nove personalidades diferentes. Claro que um é parecido com o outro às vezes, mas são todos diferentes. Sei que tem filho que demanda mais de mim a parte da conversa, tem outro que demanda mais de mim a questão de vigiar de longe, tem outro que eu tenho que mostrar para ele que o amo, tem outro que não gosta disso. São seres humanos diferentes.

O gasto é muito grande na família?

Sim. É um gasto muito grande com alimentação, remédio, sapato e roupa. Raphael é comerciante, eu sou influenciadora, e mesmo assim ele usa das outras profissões dele para completar. Faz fotos quando necessário. Chamo ele de 'Severino'. 

Como é o seu trabalho?

Trabalho com o Instagram e falo de maternidade. Tento compartilhar o que acontece comigo de uma maneira mais sem filtro possível. É uma rede de apoio para as outras mães. 

Quais são os planos para o futuro? 

Trabalhar bastante para tentar oferecer ao máximo o que a gente pode de fonte de educação para os nossos filhos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: