Login

Atualize seus dados

ENSINO NA PANDEMIA

Alunos do Ifes Vitória protestam pelo retorno de aulas presenciais

Cem alunos se reuniram no Ifes de Vitória para assistir juntos às aulas online, como forma de pressionar pelo fim do ensino virtual

21/10/2021 16:20:35 min. de leitura

Imagem ilustrativa da imagem Alunos do Ifes Vitória protestam pelo retorno de aulas presenciais
Estudantes no pátio do Ifes de Vitória, onde acompanham as aulas online Foto: Reprodução de vídeo
   

Desde que a covid-19 foi declarada pandemia, em março de 2020, os alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus de Vitória, estão fora das salas de aula. 

Para pressionar pelo retorno das aulas presenciais, desde a última segunda-feira, cerca de 100 alunos estão indo todos os dias  até a unidade. No pátio da instituição, eles  assistem juntos às aulas online.

“É um fato que, no ensino a distância, a qualidade das aulas perde muito o nível, e o Ifes é uma das poucas instituições de ensino que ainda não retornou com as aulas presenciais”, diz o estudante do ensino médio técnico  de Eletrotécnica Bruno Pichamone, de 17 anos.

“Desde o segundo ano até metade do terceiro ano, estou estudando com aulas a distância. Com certeza, perdi conteúdo. Posso ter aprendido o teórico, mas o prático, não. E são matérias que não requerem apenas a teoria, mas a prática também. Estão formando técnicos que sabem o teórico, mas não sabem nada prático”, destaca Bruno.

Um dos coordenadores do protesto e aluno da instituição,  o estudante Henrique Schultz, de 18 anos, conta que o planejamento para retornar com aulas presenciais seria em julho deste ano. 

“Eu faço Mecânica, estou no terceiro ano, e minha turma conseguiu voltar com uma aula presencial, após a gente lutar bastante. Desde junho, o Ifes vem lançando notas oficiais dizendo que vai voltar no mês seguinte, mas não retorna. Estamos sem confiar”.

O estudante alega ainda que há aulas em que os professores dizem ter dificuldades de acesso à internet e que não há fiscalização frequente por parte do Ifes sobre as aulas ministradas remotamente. 

“Tivemos  informação de que o Ifes de Vila Velha terá volta presencial em novembro. Entendemos que o Ifes de Vitória tem mais alunos, mas, ainda assim, tem mais servidores   e um espaço maior. Eles têm condição de fazer um planejamento que dê certo”, comenta.

Ifes afirma que o retorno está sendo planejado

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus de Vitória, se manifestou em relação ao protesto dos estudantes e afirmou que “está sendo feito um planejamento para saber quais as aulas que poderão ser presenciais”.

O diretor-geral do campus Vitória do Ifes, Hudson Côgo, destaca que o instituto federal, por ser uma rede, é regulamentado pelas resoluções do conselho superior. 

“Temos um diferencial das redes municipais, estadual e privada. O Ifes segue regulamentação do Ministério da Economia. E somos regulamentados pelas instruções normativas”.

Segundo Hudson, as instruções permitem que servidores se autodeclarem incapacitados para trabalho presencial, em função do fator de risco, além de também ser necessário que as famílias se manifestem sobre a presença dos alunos em sala de aula.

A instituição afirmou ainda que, desde maio deste ano, estão acontecendo aulas práticas presenciais para algumas turmas finalistas e que  o segundo semestre letivo teve início no último dia 6, com ensino flexível para todos os cursos.

 Sobre a questão da fiscalização das aulas, o diretor justificou que “o professor pode estar em outra atividade remota, exercendo sua atividade em outro ambiente”.