Alunos de escolas de Vitória se formam como “agentes ambientais”
Formatura aconteceu na semana passada
Escute essa reportagem
Alunos do 5º ano das escolas municipais Suzete Cuendet, em Maruípe, e Edna de Mattos Siqueira Gaudio, em Jesus de Nazareth, Vitória, se formaram como “agentes ambientais sustentáveis”.
Ao todo, 108 alunos participaram do programa, que trabalhou temas como flora, fauna, água e resíduos sólidos.
Na formatura, que aconteceu na semana passada, os alunos fizeram um juramento em que se comprometeram a ser agentes transformadores da cidade, preservando o meio ambiente e lutando pelas gerações futuras.
“São nossos primeiros agentes. Isso é muito importante no cuidado da cidade. Acreditamos neles para conscientizar. Não tivemos essa formação na escola, então precisamos deles ajudando a preservar mais, doar mais, reciclar mais”, afirmou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.
O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Föeger, destacou que o projeto também traz uma oportunidade para que os estudantes estejam mais inseridos na rotina de quem trabalha com meio ambiente.
“Além de formar agentes ambientais sustentáveis, é preciso formar cidadãos. A cada gesto da educação, damos um passo em direção à sustentabilidade que almejamos para a nossa cidade”.
Preservação e sustentabilidade
Preservação e sustentabilidade são palavras que já fazem parte do vocabulário dos alunos do Colégio Sagrado Coração de Maria, em Vitória. Por lá, eles vivenciam o contexto teórico na prática, com atividades no ambiente costeiro do colégio.
“Vivenciar os componentes da natureza favorece um maior conhecimento e pertencimento com relação ao meio ambiente”, destacou o professor e coordenador da área de Ciências da Natureza, Ronan Moreira.
Trilha para limpeza de lixo
Na semana que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, alunos da escola de Ofélia Escobar, de Vila Velha, participaram de uma trilha ecológica no mangue do Parque Morro da Manteigueira, na Glória, uma das principais unidades de conservação do Estado.
Os estudantes foram divididos em dois grupos e realizaram uma trilha ecológica até o mangue seco. Durante o percurso, realizaram a limpeza do lixo descartado irregularmente por visitantes. Ao todo, eles recolheram 70 quilos de lixo.
O coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha, Daniel Motta, explicou que, além da ação, os alunos aprenderam sobre as funções e a diversidade da floresta, com foco nas espécies nativas.
Comentários