X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

723 condutores tiram carteira pela 1ª vez após 60 anos

No Espírito Santo, 723 pessoas com 60 anos ou mais tiraram a CNH entre 2020 e 2022. Alguns enfrentaram preconceito pela idade


Imagem ilustrativa da imagem 723 condutores tiram carteira pela 1ª vez após 60 anos
Eloir do Nascimento, de 61 anos, tirou, no mês de janeiro deste ano, a sua primeira CNH após três tentativas. |  Foto: Leone Iglesias/AT

Sonhar não custa nada, nem tem idade certa. No Estado,  para 723 condutores que chegaram aos 60 anos ou mais, entre 2020 e 2022, nada abalou o desejo de dirigir um automóvel. Eles venceram o preconceito e tiraram a sua primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

É o caso do porteiro e motoboy Eloir do Nascimento, de 61 anos. Em janeiro deste ano, ele tirou a sua primeira CNH após três tentativas.

“Na minha primeira vez, eu estava muito nervoso e fui reprovado. Fiz o teste de moto e passei. Fiquei muito tempo sem fazer de carro até que tentei novamente. Contudo, foi o mesmo nervosismo e não passei de novo. Na última, meu sobrinho me ligou e disse que o governo estava dando chance por meio da carteira social e  me inscrevi”, contou.

Em sua última tentativa, ele fez 15 aulas e conseguiu passar no teste, apesar de muitos comentários negativos, inclusive de familiares, que não foram suficientes para desistir do sonho.

“Eu ouvi muitas palavras negativas de parentes, dizendo que eu não ia conseguir e que por causa da minha idade eu estava muito cansado. Mas enquanto há vida, há vontade. Falei que ia conseguir, paguei uma aula para me aquecer e graças a Deus consegui meu objetivo”, afirmou.

Segundo o diretor  de Habilitação, Veículos e Fiscalização do Departamento Estadual  de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES), Fernando Stockler, o número de pessoas acima dos 60 anos conseguindo a primeira CNH aumentou consideravelmente. Até o dia 8 deste mês, 298 condutores nesta faixa etária tiraram carteira, enquanto em 2021 foram 234.

“A gente sabe que o público idoso tem procurado isso por conta de uma melhoria do cenário econômico, além de buscar a sensação de independência, de ter a liberdade de poder se locomover sem depender dos outros, ou até mesmo por uma recolocação no mercado de trabalho. Na iniciativa privada, costumam exigir isso”.

Para o proprietário de autoescola Diego Vitorino, além do desejo de dirigir nessa faixa etária ter aumentado, o número de desistências desse público é  baixo.

“Quem tem idade acima de 60, dificilmente vai  desistir. Tem casos de pessoas que reprovam até cinco vezes para conseguir uma carteira. Contudo, quando conseguem, é motivo de muito orgulho”.

Condutores mais cautelosos

Quanto mais experiência de vida, mais cautela. É o que dizem especialistas ao avaliarem o perfil dos condutores com idade acima dos 60 anos.

O diretor  de Habilitação, Veículos e Fiscalização do Departamento Estadual  de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES), Fernando Stockler, explica as razões para o perfil desses condutores.

“A conduta que percebemos dos motoristas mais idosos é de cautela, seja por questões de reflexos da idade ou por insegurança. Eles tendem a andar mais devagar e costumam ser taxados  como  lerdos, mas ao mesmo tempo é o público que tem o menor número de infrações de trânsito”, afirma.

O prazo de validade da CNH para o público de 18 a 49 anos é de até 10 anos. De 50 a 70 anos, o prazo é de até cinco anos. Dos 70 anos em diante, a validade da habilitação é de três anos.

Entretanto, Fernando afirma que é  o exame médico determina a validade da habilitação. 

“É bem comum no público acima dos 70 anos a validade ser de um ou dois anos. Em alguns casos, um condutor com pressão alta pode ter a validade da CNH reduzida para dois anos, mesmo que ele tenha direito a 10 anos”.

O proprietário de autoescola Diego Vitorino acrescenta que esses condutores não dão indícios de que querem viajar de carro. 

“A ideia deles é realizar o sonho de ser habilitado e fazer percursos urbanos dentro da própria cidade ou região, para não ter que depender dos outros para se deslocar”, afirma Diego.

Eles querem mais independência

Primeira carteira

Desde o primeiro ano da pandemia, em 2020, há 723 condutores acima dos 60 anos que conseguiram a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Somente em 2022, 298 condutores acima dos 60 anos tiraram sua primeira habilitação.

Neste ano, entre os 298 condutores, 269 possuem idade entre 60 e 69 anos, sendo 147 do sexo masculino e 122 do sexo feminino.

Os 29 restantes são da faixa etária entre 70 e 79 anos, sendo 19 do sexo masculino e 10 do sexo feminino.

Aumento na procura

O Detran registra que o número de primeiras habilitações por pessoas acima dos 60 anos tem aumentado. 

Se em 2022 foram 298 condutores habilitados nessa faixa etária, em 2021 o número foi de 234, sendo 212 entre 60 e 69 anos, 21 entre 70 e 79 anos e apenas um entre 80 e 89 anos. 

Em 2020, muito por decorrência da pandemia, essa quantidade foi de 191. Destes, 170 tinham idade entre 60 e 69 anos, 19 entre 70 e 79 anos e apenas dois entre 80 e 89 anos.

Especialistas apontam que esse aumento pode ter ocorrido por conta do abrandamento da pandemia da covid-19, mas também por fatores econômicos e, principalmente, porque os idosos estão  buscando uma maior independência para se locomover, sem ter que depender de filhos e netos, por exemplo.

Validade da habilitação

O prazo de validade da CNH para o público de 18 a 49 anos é de até 10 anos. 

A partir dos 50 anos, esse tempo diminui. De 50 a 70 anos, o prazo é de até cinco anos.

Dos 70 anos em diante, a validade da habilitação é de três anos.

Entretanto, especialistas afirmam que quem determina o tempo de validade de uma CNH é o exame médico.

Dependendo da avaliação médica, caso o motorista apresente algum tipo de situação, como problemas cardíacos ou pressão alta, a validade pode chegar a dois anos.

Fonte: Especialistas consultados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: