4.525 vagas para ensino fundamental e EJA em Vitória
A prefeitura de Vitória abre vagas para matrículas na rede publica de ensino do município
Escute essa reportagem
A prefeitura de Vitória abriu novas vagas para matrículas na rede de ensino do município. Ao todo são 4.525 vagas disponíveis. Entre elas 3.792 vagas são destinadas ao Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, 555 para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e 178 vagas para a EJA integrada à Educação Profissional.
O período de confirmação de matrícula para o ano letivo de 2023 já está aberto e vai até 31 de janeiro. O contato com as famílias para as novas matrículas é feito pela unidade de ensino, e de acordo com a prefeitura, obedecendo ao cadastro de solicitação de vaga do Sistema de Gestão Escolar (SGE) de Vitória.
A prioridade é para as famílias que tinham feito o cadastro para espera das vagas ainda em 2022. Podem se matricular no ensino fundamental crianças a partir de seis anos de idade, completados até 31 de março de 2023. Já as matrículas na EJA são para estudantes com a idade mínima de 15 anos que não concluíram o Ensino Fundamental.
Leia mais:
Ifes abre vagas para novo curso de graduação em 19 cidades
Pedido mais prazo para dar reajuste no piso salarial dos professores
Matrícula
Para realizar a matrícula é necessário apresentar documentos de identificação e de comprovação de residência em Vitória, eles devem estar no nome do pai, mãe ou do responsável legal.
Documentos para a matrícula
Certidão de nascimento da criança, ou passaporte quando estrangeiro;
CPF da criança, caso possua;
Declaração de situação vacinação atualizada da criança, conforme Lei Estadual nº 10.913/2018;
Documento de identificação com foto e CPF do pai e/ou da mãe, ou do responsável legal;
Comprovante de residência, preferencialmente a conta de energia.
Cadastro
As famílias ou estudantes que não realizaram o pré-cadastro em 2022 e querem uma vaga na rede, podem procurar a unidade de ensino mais próxima de sua residência e se cadastrar. Finalizando esse período de confirmação das matrículas, será feita uma nova chamada.
Documentos para o cadastro
Comprovante de residência em Vitória, original e atual, em nome do pai ou da mãe, ou do responsável legal;
Certidão de nascimento da criança;
CPF da criança, caso possua;
CPF do pai e/ou da mãe, ou do responsável legal.
No caso do estudante interessado em cursar a EJA, é preciso levar o histórico escolar (para quem tem ensino fundamental incompleto), carteira de identidade e comprovante de residência. Quem não possui o histórico, realiza uma prova para classificação. Analisando o desempenho nessa avaliação, os professores indicam em que etapa o estudante vai estudar.
Critérios de prioridade
A partir dos dados inseridos no SGE, é feito um ranqueamento das solicitações de matrícula, obedecendo a critérios que o sistema considera em ordem de prioridade e de forma automática.
Os cadastros são feitos por ordem de chegada e têm como referência o endereço da família. A partir daí, tem prioridade para a vaga: estudante com deficiência e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA); estudante cuja mãe está em situação de violência doméstica e familiar; estudante que tenha irmão já matriculado na mesma unidade de ensino; filho de servidor da educação na unidade de ensino em que estiver lotado o seu responsável.
Leia mais:
Comentários