163 câmeras vão reforçar segurança em blocos e shows
Equipamentos estão espalhados nas regiões do centro de Vitória e no Sambão do Povo, para evitar confusões durante o Carnaval
Escute essa reportagem

No Carnaval, o que vale é a diversão. E para tentar garantir uma festa sem confusões, crimes, assédios e outros problemas em blocos e shows, mais de 160 câmeras serão usadas para monitorar os foliões.
Em Vitória, há 163 câmeras espalhadas somente nas regiões do Centro e do Sambão do Povo, segundo o secretário de Segurança Urbana, Amarílio Boni.
“Com a tecnologia, a gente espera ampliar a nossa visualização de todo local, fazendo um acompanhamento melhor, além de uma resposta rápida”.
Ele explicou que, assim que um operador identifica qualquer atitude suspeita, os guardas municipais de Vitória são acionados e direcionados imediatamente ao local.
“Vamos acompanhar toda a movimentação do Carnaval, monitorar qualquer tipo de crime. As imagens também são fundamentais para orientação do trânsito no local. Isso vai facilitar a atuação dos nossos agentes que estão na ponta”, disse Amarílio Boni.
Na Serra, a Central de Videomonitoramento atuará na prevenção de delitos e detecção de situações de flagrante, com câmeras de videomonitoramento espalhadas por toda a cidade.
Entre as câmeras estão aquelas equipadas com tagarelas, dispositivos capazes de alertar infratores de que a área está sob fiscalização, com o objetivo de inibir infrações e educar sobre boas práticas de convivência no município.
A atenção será redobrada nas áreas de maior concentração de festas e eventos, onde a presença de foliões é intensa.
A utilização das câmeras com tagarelas permite que os agentes de videomonitoramento mantenham comunicação direta e constante com os pontos de observação.
Dicas
André Cerqueira, especialista em segurança, falou sobre a importância da tecnologia para um Carnaval seguro, seja nas rodovias ou ao chegar aos destinos para curtir as atrações.
“Existem três dicas fundamentais: planeje sua viagem, nunca dirija com pressa e sempre respeite as regras de trânsito. Ao chegar ao destino, evite excessos e confusões. Tudo está sendo monitorado pelas forças de segurança para assegurar o que existe de maior valor: a vida humana”, destacou.
Fique por dentro
Vitória
Videomonitoramento
Mais de 160 câmeras de videomonitoramento vão garantir a segurança nas regiões do centro de Vitória e Sambão do Povo.
Um Posto de Comando Integrado será montado na avenida Sete de Setembro, em frente ao Palácio da Fonte Grande, no Centro, para abrigar parte desses equipamentos e operadores, além de centralizar as tomadas de decisões e servir de base de apoio para as equipes atuantes e para os foliões.
Cariacica
Câmeras
A Secretaria de Defesa Social de Cariacica informou que a cidade conta com câmeras de videomonitoramento instaladas em locais estratégicos, como praças, parques e outros pontos, contribuindo para a prevenção da violência e a elucidação de crimes, que também serão usadas durante o Carnaval.
Serra
Operação
Uma operação especial, com participação integrada entre as forças de segurança e de trânsito, irá atuar de forma estratégica.
Os agentes da Guarda estarão posicionados nos principais pontos de eventos da cidade, garantindo a cobertura e a segurança de diversas áreas de grande movimento.
Videomonitoramento
A Central de Videomonitoramento vai atuar na prevenção de delitos e na detecção de situações de flagrante, com câmeras espalhadas por vários pontos da cidade.
A atenção será redobrada nas áreas de maior concentração de festas e eventos, onde a presença de foliões é intensa.
Vila Velha
Blocos
A Guarda Municipal, segundo o município, estará presente para garantir uma festa organizada e segura aos foliões durante todos os dias do Carnaval.
Vários blocos irão desfiar pelas ruas de Vila Velha nesses dias de folia, e a Guarda Municipal vai auxiliar a passagem deles para que não ocorra nenhuma intercorrência.
Os bloquinhos que não foram cadastrados pela Comissão Municipal de Eventos (Comune) não terão permissão para sair.
Nesses casos, a Guarda Municipal e a Polícia Militar irão impedir a aglomeração.
Comentários