1.500 vagas para mulher que quer trabalhar na indústria
São cursos gratuitos em áreas como Construção Civil, Metalmecânica, Alimentação, Petróleo e Gás, entre outras
Escute essa reportagem
Mulheres que queiram ingressar em cursos de qualificação profissional terão novas 1.500 oportunidades em estudos nas áreas de Construção Civil, Metalmecânica, Automotiva, Alimentação, Petróleo e Gás, Tecnologia, Automação e Mecatrônica, Energias, entre outras.
As chances, gratuitas, fazem parte do programa Mulheres na Indústria, da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Senai Espírito Santo. As inscrições já estão abertas e as aulas começam no próximo dia 25, de acordo com a gerente executiva de Educação do Senai, Tatiane Franco.
“As oportunidades em cursos com carga horária entre 40 e 160 horas serão ofertadas ao longo do ano. Neste mês são 150 vagas em três cursos. As turmas serão formadas em Vitória, Serra (Civit), Vila Velha, Cachoeiro e Aracruz. As inscrições já estão abertas e seguem até o preenchimento”.
Os cursos ofertados neste mês são para Eletricista Instalador Predial, Pinturas Texturizadas e Eletricista Industrial.
“No próximo mês, serão ofertadas mais 150 vagas em cursos que podem ou não ser os mesmos e em unidades de outras cidades, sempre atendendo às necessidades de cada região”.
Capacitação
A iniciativa surge com o propósito de oferecer capacitações técnicas para que mulheres adquiram conhecimento e habilidades necessárias para atuar em diferentes áreas da indústria, contribuindo para a diversificação e a valorização da mão de obra feminina.
No Espírito Santo, as mulheres representam 23% dos empregos formais na indústria, e 25% no Brasil, segundo dados do Ministério do Trabalho.
A mentora e especialista em carreiras Eliana Comério disse que esse tipo de oferta é essencial, pois traz novidades ao setor que podem contribuir para o desenvolvimento das indústrias.
“Inserir as mulheres nesse setor, que é majoritariamente formado por homens, é fundamental e com certeza causa impactos positivos no mercado”.
“Quando ela traz a sua capacidade de cuidar, de olhar e observar, ela faz a diferença. Para esse mercado da indústria, esses atributos são essenciais”.
Para se inscrever em uma das vagas basta acessar https://senaies.com.br/mulheresnaindustria/ e seguir os passos.
É preciso que a mulher tenha no mínimo 16 anos completos, pelo menos ensino fundamental completo, e apresentar autodeclaração de baixa renda.
Saiba mais
Mulheres na Indústria
Serão 1.500 vagas gratuitas para qualificação de mulheres ao longo do ano de 2024.
os cursos são nas áreas de Construção Civil, Metalmecânica, Automotiva, Alimentação, Petróleo e Gás, Tecnologia, Automação e Mecatrônica, Energias, entre outras.
Vagas por mês
Serão 150 vagas por mês, de março a dezembro, abrangendo cursos com carga horária entre 40 e 160 horas, nas modalidades de aperfeiçoamento e qualificação.
Para este mês, as vagas são para três cursos, que acontecerão em unidades de cinco cidades capixabas.
Cursos para este mês
- 30 vagas para Vitória no curso de Eletricista instalador predial.
- 30 vagas para Serra (Civit) no curso Eletricista instalador predial.
- 30 vagas para Vila Velha no curso Pinturas texturizadas.
- 30 vagas para Cachoeiro no curso Pinturas texturizadas.
- 30 vagas para Aracruz no curso Eletricista industrial.
Próximas ofertas
Para os próximos meses, as 150 vagas poderão atender a outros cursos e locais, de acordo com as necessidades de cada região.
As ofertas também seguem o portfólio de cursos do Senai e considera a vocação de cada região capixaba.
Inscrições
já estão abertas e seguem até o preenchimento de todas as vagas.
elas devem ser realizadas por meio do endereço eletrônico https://senaies.com.br/mulheresnaindustria/.
Para participar, é preciso ser mulher, ter no mínimo 16 anos completos, possuir ensino fundamental completo e apresentar autodeclaração de baixa renda.
As aulas começam no dia 25 deste mês.
Fonte: Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários