Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

Chocolate é depurado na pandemia

| 20/09/2020, 08:29 08:29 h | Atualizado em 20/09/2020, 09:21

A venda de chocolate mais natural – sem açúcar, glúten e lactose – registrou aumento de procura nos últimos meses de pandemia. A explicação é que muitas pessoas trocaram a preocupação estética pela nutrição buscando alimentação mais saudável recomendada para o período.

E o chocolate, sempre associado a produtos que trazem felicidade, assim como vinho e café, foi depurado para se encaixar nas novas exigências. “A versão natural já é conhecida por `nem parece´, pois o sabor se mantém”, assegura Ângelo Pianna, da Le Chocolatier.

Mercado em alta

A flexibilização do mercado e o aumento das vendas animam produtores de chocolate. Levantamento recente identificou 24 pequenas fábricas no Espírito Santo, várias surgidas nos últimos tempos. À frente de uma empresa há 35 anos no mercado, Pianna pondera: “É preciso diferenciar doceiro do chocolateiro. Uma fábrica demanda maquinário, pesquisa, isso não é barato. Uma máquina concheadeira, por exemplo, custa cerca de R$ 1 milhão”.

Confiança sobe

Voltou a subir o índice de confiança do setor industrial capixaba. Em agosto, indicadores mostraram retorno ao índice de fevereiro, antes da pandemia.

Imagem ilustrativa da imagem Chocolate é depurado na pandemia
|  Foto: Júlio Huber

A PRIMAVERA QUE VIRÁ Colírio primaveril na Pedra Azul, para antecipar a estação que começa na próxima terça-feira, e amenizar fase atual de queimadas, chuva negra e incertezas da pandemia. Os contágios de coronavírus em declínio são um bom início.

X do problema

Educadora Viviane Senna, afinada com Bolsonaro, prega retorno das aulas presenciais. Aponta “baixo contágio das crianças” e protocolo sanitário a seguir. Mas, eis o X do problema: em vários municípios, muitas escolas são improvisadas, apertadas, insalubres. Nos grotões, então...

Pantanal em chamas

Está programado para 2021 o remake da novela Pantanal. Se até lá o Pantanal de Mato Grosso não carbonizar. A propósito, é a capixaba Claudia Gaigher – que já atuou em emissoras locais e reside por lá – quem costuma transmitir diariamente na TV relatos da devastação.

Nosso Robson Crusoé

“Bombou” nas redes a justificativa do prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli, por não disputar a reeleição. “Quando fui candidato, em 2016, estava isolado como Robson Crusoé”. E que agora, embora assediado por diversos partidos, é contra a reeleição. Deixou ainda escapar, assim como quem não quer nada, a possibilidade de concorrer ao governo.

Agarre esse fio

De olho na pandemia, a renomada psicanalista e filósofa Maria Homem discorda de bordões como “Vai passar” e “2020 é um ano cancelado”. Entende ser o contrário: “Devemos nos apropriar dessa vivência (pandemia) e da quebra de rotinas. Agarre esse fio”, sugere.

Vaga aberta

A OAB-ES acionou o CNJ para que o Tribunal de Justiça (TJ) abra a vaga do quinto constitucional após aposentadoria do desembargador Álvaro Bourguignon. Pela regra, é escolhido um advogado, após eleição de lista sêxtupla. TJ argumenta que antes precisa nomear dois outros desembargadores de carreira, e que tem limitações de gastos com pessoal. Nos bastidores, há pelo menos duas dezenas de advogados de olho na vaga.


Curtas


OLHO DO DRONE Em tempo de queimadas e outros crimes ambientais, o Iema utiliza simulador para treinar pilotos de drones. Já foram capacitados nove deles.

ESTRANHOS NO NINHO Na eleição em Vitória, vai entender, o PSDB flerta com o bolsonarismo.

BOA PALAVRA Escritor Manoel Goes é o convidado de Francisco Grijó no “Livro Aberto”, da próxima quarta-feira, às 19h30, pelo Instagram.

ALERTA Da cientista capixaba Margareth Dalcolmo sobre medicamentos diversos oferecidos às pessoas como tratamento precoce da Covid-19. “São saquinhos de ilusão”.

FILOSOFIA NA PANDEMIA “E a Sputnik V, hein? Decola ou acaba em vodca...” Entreouvido no burburinho sem máscara do Triângulo das Bermudas.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: