Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Cerco inteligente: a polêmica da vez

| 10/06/2021, 07:44 07:44 h | Atualizado em 10/06/2021, 07:50

Depois do bate-cabeça envolvendo a obra do Trevo de Carapina, as imagens do Cerco Inteligente de Vitória viraram o pomo da discórdia da vez entre a prefeitura e o governo do Estado.

No mês passado, a chefia da Polícia Civil e a Secretaria de Segurança de Vitória trocaram ofícios sobre o acesso às imagens do Cerco Inteligente. Criado em 2018 pelo ex-prefeito Luciano Rezende, o projeto – que consiste no uso de câmeras inteligentes que identificam veículos usados em crimes ou fruto de roubos – é um dos responsáveis pela redução da criminalidade. Além da Guarda, PM, PC e PF tinham pleno acesso.

A Polícia Civil informou ao secretário Ícaro Ruginski que o acesso de policiais da Antissequestro foi suspenso, o que estaria atrapalhando nas investigações. Ícaro respondeu que já teria passado o login ao setor de Inteligência e à Sesp e que novos acessos só com assinatura de um termo de cooperação.

“Acesso indevido”
Questionada, a Secretaria de Segurança de Vitória informou que “a limitação se deu em função do acesso indevido de alguns agentes de segurança, que possibilitaram a invasão de hackers ao sistema da Prefeitura de Vitória (no final de 2020)”. Disse que ainda apura o prejuízo da invasão e que cadastrou alguns agentes de segurança para ter acesso.

Rafael Primo petista
O ex-candidato a prefeito de Vila Velha Rafael Primo trocou a Rede pelo PT e selou sua filiação na noite de terça-feira num evento online com a presença de lideranças do partido e do senador Fabiano Contarato. O senador vai deixar a Rede e até se encontrou com Lula, mas ainda não bateu o martelo sobre sua nova filiação. Ele é cotado para disputar o governo.

Imagem ilustrativa da imagem Cerco inteligente: a polêmica da vez
|  Foto: AT
Só no sapatinho...
Cansada de ver o vice-líder do governo federal Evair de Melo com sapatos gastos – dizem as más línguas que estava esburacado e quase sem solado –, a bancada federal capixaba fez uma vaquinha e deu de presente para Evair um par de sapatos novos e meias. Assim que ganhou o presente já passou a usar.

Vereador é expulso de manifestação
Aposentados protestaram ontem na Prefeitura de Vitória contra o desconto de 14% em seus salários no mesmo momento em que vereadores levavam ao prefeito projeto aprovado que fixa o novo piso salarial de agentes de endemias. O vereador Denninho discutiu com manifestantes e chegou a chamar a Guarda para prendê-los. Aposentados o cercaram e o expulsaram do protesto.

Tempos de vaca desconhecer bezerro
O presidente da Assembleia, Erick Musso, que nos últimos tempos tem dado sinais de estranhamento com o governo do Estado, publicou ontem em suas redes sociais um ultimato: “Caso não haja explicação plausível, até domingo, do governo do Estado sobre as suspeitas de irregularidades investigadas pela PF na Operação Volátil, debaterei com os deputados para que a Ales possa chamar os responsáveis a prestar os devidos esclarecimentos à sociedade capixaba”.

Sem fogos barulhentos
A Câmara de Iconha aprovou projeto do vereador Fábio Dalbom que proíbe a utilização de fogos de artifício e rojões barulhentos na cidade. Segue agora para sanção ou veto.

Devo, não nego!
A Assembleia aprovou projeto do deputado Luiz Durão que obriga as empresas a especificarem, no ato da cobrança de uma dívida do consumidor, o valor originário, juros, multas, taxas, custas e honorários. O objetivo é evitar cobranças exorbitantes.

No protocolo
O PTB protocolou na Assembleia pedido de investigação contra o governador Renato Casagrande.

Haja CPI
O deputado Bruno Lamas pediu e vai fazer parte de 3 CPIs na Ales: a dos Crimes Cibernéticos, a da Sonegação e a das Obras Públicas e Privadas.

Desafio da semana
“Bater na cara do Macron é fácil, quero ver bater na cara do Putin”. Do ex-vereador Mazinho dos Anjos.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: