X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Caminhões de lixo só saem com escolta e greve já afeta o comércio


Com toneladas de lixo espalhadas na Grande Vitória, alguns caminhões de coleta estão saindo às ruas com escolta da Guarda Municipal e da polícia.

A paralisação das atividades de coleta do lixo urbano já afeta o comércio. A categoria cruzou os braços na última segunda-feira, quando os motoristas iniciaram a greve em protesto contra o reajuste salarial proposto pelos empresários.

A decisão final sobre o reajuste dos profissionais será do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES), que ainda irá marcar a data do julgamento do dissídio coletivo.

Uma decisão da Justiça no último dia 12 determina que 70% do serviço seja mantido na greve, mas segundo o sindicato das empresas, esse percentual não está sendo cumprido.

Na capital, ontem, oito caminhões da empresa que faz a coleta de lixo foram escoltados por viaturas da Guarda Municipal para garantir a coleta e a segurança dos funcionários.

Além disso, segundo a prefeitura, duas viaturas estão de prontidão em frente à garagem da empresa que presta serviços de limpeza urbana ao município.

Imagem ilustrativa da imagem Caminhões de lixo só saem com escolta e greve já afeta o comércio
Escoltado por veículo da Guarda Municipal, caminhão circula por bairro de Vitória para fazer a coleta de lixo |  Foto: Kadidja Fernandes/ AT

A Polícia Militar informou que, desde o início da greve, o comando do 1° Batalhão, juntamente com a Guarda Municipal e a Secretaria de Serviços Urbanos de Vitória, se articularam para dar apoio aos trabalhadores no trajeto dos veículos pela capital para não deixar a população sem a prestação do serviço.

A Prefeitura da Serra garante que ampliou os equipamentos próprios nas ruas, rodando o município e realizando, “dentro do possível”, a coleta de lixo. A Guarda Municipal também está dando apoio aos veículos da prefeitura.

O vice-presidente da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio-ES), Idalberto Moro, disse que o acúmulo de lixo nas portas de empresas e em ruas de movimento já causa impacto no setor.

Já o presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Estado (Sindbares), Rodrigo Miguel Vervloet, disse que muitos empresários estão preocupados sobre o manejo do lixo.

“A gente precisa dar um jeito, por causa de cuidados sanitários. Ficamos mais preocupados ainda por se tratar de um momento de pandemia, quando as pessoas precisam ficar mais atentas à higiene”.

Entenda

Greve

  • O “estado de greve” teve início no dia 12 deste mês. Na última segunda-feira, o serviço foi paralisado.
  • Os profissionais reivindicam reajuste salarial de 4,77%, além da manutenção da data-base de reajuste para o mês de maio.
  • As empresas que controlam o serviço ofereceram reajuste, retroativo, de 2,46%. Elas aceitam chegar ao percentual de 4,77%, mas sem retroatividade e com alteração da data-base para o mês de novembro.

Manutenção da frota: 70%

  • A Justiça determinou que 70% das atividades de coleta sejam mantidas na greve, mas isso não está acontecendo, segundo o sindicato das empresas. A pena pelo descumprimento é detenção de 15 dias a 6 meses, e multa.
  • Em uma decisão, na terça-feira, a Justiça deu prazo de 48 horas, a partir da notificação, para que o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado (Sindirodoviários) se manifeste nos autos sobre a acusação de descumprimento em manter 70% da frota.

Escolta

  • O Sindicato das Empresas de Limpeza Pública do Estado (Selures) protocolou na Justiça um pedido de uso da força policial para garantir a presença dos caminhões nas ruas.

Fonte: Justiça do Trabalho e Selures.

Saiba mais

Vitória

  • A Central de Serviços da prefeitura informou que todos os bairros estão sendo atendidos com equipamentos do município para garantir a manutenção dos serviços na cidade.
  • Oito caminhões da empresa que faz a coleta de lixo foram escoltados ontem por viaturas da Guarda Municipal. O objetivo era garantir a coleta e a segurança dos funcionários.
  • Além disso, duas viaturas estão de prontidão em frente à garagem da empresa que presta serviços de limpeza urbana ao município.

Serra

  • A Prefeitura ampliou os equipamentos próprios nas ruas, rodando o município e realizando, dentro do possível, a coleta do lixo. A Guarda Municipal está dando apoio aos veículos da prefeitura.
  • O prefeito Audifax Barcelos, de acordo com a assessoria, esteve ontem na empresa responsável pela coleta na cidade dialogando com os trabalhadores e pedindo bom senso no período de pandemia.
  • A prefeitura informou que também está cobrando da empresa a manutenção dos serviços, no percentual estabelecido pela lei (70%), para a população não ser prejudicada. 

Vila Velha

  • A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos disse que os serviços foram retomados, mesmo que parcialmente, em todas as regiões ontem. A previsão é de que sejam normalizados nos próximos dias. Diariamente, são recolhidas  cerca de 400 toneladas  de lixo. Até ontem, não houve necessidade de uso da Guarda Municipal. 

Cariacica

  • A Prefeitura informou que está recolhendo o lixo com maquinário próprio como forma paliativa de combater o acúmulo de resíduos na greve.

Viana

  • Foi iniciado na terça-feira o recolhimento do lixo doméstico de forma emergencial. A coleta com maquinário próprio será realizada nas principais vias da cidade durante a greve.

Fonte: Prefeituras citadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: