X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tempo e Temperatura

Cachoeiro tem o dia mais quente do ano no Estado: quase 40ºC


Imagem ilustrativa da imagem Cachoeiro tem o dia mais quente do ano no Estado: quase 40ºC
Vista da cidade de Cachoeiro de Itapemirim |  Foto: Alessandro de Paula

O dia mais quente do ano no Estado foi esta segunda-feira (28) e a temperatura mais alta foi registrada no distrito de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim, com 39,6 °C. 0,1 °C superior ao registrado no município de Alegre.

Com a chegada da primavera, que começou na última semana, as temperaturas se elevaram e já prometem bater novos recordes no Estado. De acordo com estimativa do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Climatempo, o excesso de calor pode ultrapassar os 37°C em algumas cidades do Espírito Santo e chegar até 40°C.

O calor deve ser intenso nesta semana e as temperaturas devem oscilar entre 15°C e 33°C na região Serrana, 20°C e 37°C na região metropolitana e entre 17°C e 40°C nas demais áreas do Espírito Santo, segundo o Incaper.

O principal responsável pelo fenômeno não só no Estado, mas no País inteiro, é uma grande massa de ar seco e quente, associada a um sistema de alta pressão atmosférica que dificulta a formação de nuvens.

“Essas condições contribuíram para o aumento das temperaturas em todo o território capixaba, como também os baixos índices de umidade relativa do ar, alcançando valores abaixo dos 30% no período da tarde, causando riscos à saúde humana”, explica coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos.

As chuvas só devem aparecer em solo capixaba a partir da segunda metade de outubro, segundo a meteorologista Fabiana Weykanp da Climatempo.

“Elas tendem a chegar ao Estado, a partir da segunda quinzena de outubro. Mas isso não quer dizer que não aconteçam pancadas antes desta data”, destaca.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: