Vila Velha: Praias e ilhas paradisíacas em terra canela-verde
Banho de mar e diversão de sobra no município canela-verde
Escute essa reportagem
Se o destino é Vila Velha, ilhas paradisíacas e belas praias atraem visitantes de perto e de longe. Há opções para quem curte do sossego à badalação.
As ilhas Itatiaia e Pituã, na Praia de Itapuã, são verdadeiros paraísos. Nelas, é possível tomar banho de mar, mergulhar, relaxar apreciando a natureza e eternizar o momento com belas fotos nos cenários paradisíacos.
A ilha Itatiaia é, na verdade, um arquipélago formado por sete ilhas, com piscinas naturais que encantam os visitantes.
Quem se garante na natação até arrisca umas braçadas até Pituã, que é mais perto da praia, mas há embarcações que levam até as duas ilhas. Diante do crescente número de pessoas querendo visitá-las, a prefeitura realizou capacitação junto aos barqueiros, para que, mais do que fazerem esse transporte, eles contribuam na conscientização sobre a importância de preservá-las.
No ano passado, as ilhas costeiras de Vila Velha ficaram fechadas para visitação durante seis meses, devido a uma orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária, que declarou estado de emergência em todo o território nacional, por causa da detecção do vírus da influenza (gripe) aviária em aves silvestres no Brasil. Em dezembro, entretanto, a visitação foi liberada.
Além das ilhas cobiçadas, Vila Velha tem praias cheias de atributos que atraem os turistas. Entre elas, está a orla da Praia da Costa, a mais famosa do município, que fica lotada no verão. Calçadão com ciclovia, bares, restaurantes e quiosques compõem o cenário badalado.
ESPORTES
Já a Praia da Sereia, no bairro Praia da Costa, é uma enseada com 450 metros de extensão, com águas tranquilas para curtir com crianças e praticar esportes como stand up paddle e canoa havaiana.
A Praia do Barrão, na Barra do Jucu, eternizada na música da Banda Casaca, é famosa por ter altas ondas e também por sediar campeonatos de surfe e bodyboarding.
Saindo de Vila Velha em direção a Guarapari, vale visitar Ponta da Fruta, balneário apreciado pelo cenário de tranquilidade e beleza, pela praia com poucas ondas e pelas opções gastronômicas.
O que curtir na cidade canela-verde
Esporte e belo visual no Morro do Moreno
Quem gosta de atividade física em contato com a natureza precisa reservar um tempo para subir o Monumento Natural Morro do Moreno, cujo acesso fica na Praia da Costa.
Depois de percorrer uma trilha no meio da mata por 30 minutos, chegar a uma altitude de 184 metros e contemplar de lá Vila Velha e Vitória é uma experiência que compensa todo o esforço. O local também é point para a prática de voo livre e parapente.
Antigamente, lá do alto, o português João Moreno monitorava a entrada e a saída de embarcações na então baía de Vila Nova. Daí vem o nome dado ao local, que fica aberto à visitação todos os dias.
Agroturismo e lazer
Aproveitar o verão em Vila Velha inclui conhecer os circuitos de agroturismo que existem no município. É possível ir da praia à fazenda, por exemplo, em minutos e apreciar ares e lazer de interior.
Na Fazenda Rico Caipira, em Morada da Barra, há atividades como pedalinho, passeios a cavalo, de charrete e de carruagem, tirolesa, pula-pula, slackline e barca pirata, entre outras.
O passaporte custa R$ 80 o valor cheio e dá direito a ir quantas vezes quiser nas atrações do parque, que, em janeiro, está funcionando de sexta a sábado, das 10 às 17 horas. No local, também tem restaurante, loja e sorveteria. Contato: (27) 99922-4404.
Espaço para o autocuidado
Além de atrativos naturais, históricos e culturais, Vila Velha tem uma série de estabelecimentos que tornam a estada na cidade mais prazerosa. Um exemplo é o Espaço Flow, que existe há dois anos nas Castanheiras.
O local é voltado para o autocuidado, com serviços como massagens relaxantes e estéticas, terapias ayurvédicas, ioga, meditação e escalda-pés.
“É um espaço para as pessoas esvaziarem a mente, desconectarem-se do mundo e se autoconectarem. Temos tido muita procura, tanto de moradores quanto de turistas”, comentou a proprietária Eliane Mattos. O espaço funciona das 7 às 19 horas, de segunda a sexta. Contato: (27) 99927-7934.
Salto de paraquedas na Barra do Jucu
Que tal curtir uma aventura cheia de beleza e adrenalina neste verão? Um salto de paraquedas na Barra do Jucu, em Vila Velha, é uma boa opção.
A experiência começa com um sobrevoo de avião, que dura cerca de 25 minutos até alcançar a altitude de 3 mil metros, quando chega a hora do salto. A queda livre tem duração aproximada de 35 segundos, a uma velocidade de 200 km/h. Após a abertura do paraquedas, o passeio dura de 5 a 7 minutos até o pouso. O salto é feito com um instrutor. Os valores variam de acordo com o pacote contratado junto à Skydive Espírito Santo, escola de paraquedismo que oferece a experiência. Contato: (27) 99923-2221.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários