Viagem pelo circuito dos jesuítas no Espírito Santo
Roteiro Jesuítico, que resgata a história, tem 137 quilômetros, está sendo restaurado e já pode ser destino de milhares de turistas
Escute essa reportagem
Mergulhar em uma viagem que permite, em cada detalhe, resgatar uma história iniciada em 1551, data em que os jesuítas desembarcaram no Espírito Santo. Essa experiência pode ser conferida no circuito dos jesuítas, ainda em fase de construção, mas que já conta com locais abertos para visitação do público.
Erika Kunkel, presidente do Instituto Modus Vivendi, explica que o Roteiro Jesuítico tem 137 quilômetros e está sendo inteiramente restaurado, marcando a presença dos jesuítas em solo capixaba.
Confira mais conteúdos do Caçadores de Destinos aqui
“Este trabalho permitirá resgatar e preservar a bela história dos religiosos que desembarcaram por aqui, na época do Brasil colônia. Ele será formado pela Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida, na Serra; Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba, Viana; Palácio Anchieta, sede do governo do Estado, e finaliza com o Santuário Nacional José de Anchieta”.
Assim que inaugurar o restauro da Igreja dos Reis Magos, no final deste ano, o Roteiro Jesuítico do Espírito Santo será lançado.
Outro local histórico é a Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Guarapari, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Ela é sempre restaurada. O altar, de quase 100 anos, é um exemplo”, diz Colmar Bastos, coordenador do conselho paroquial da Antiga Matriz.
Para quem deseja conhecer o roteiro e o entorno, há muitas opções. Entre Guarapari e Anchieta, uma dica de destino é o Sítio e Laticínio Ebenézer, empreendimento voltado para agricultura familiar. Uma ideia que surgiu há seis anos.
Com a parceria do Sebrae e do engajamento da família, as portas foram abertas aos turistas na localidade de Santa Luzia, Guarapari.
Conta com sistema de hospedagem cama e café, permitindo que o visitante fique hospedado e vivencie a rotina do local ou descanse.
“Oficialmente, o sítio estará aberto a partir de junho. Aqui temos trilha, piscina, varanda de jogos e muitas opções para a pessoa passar um dia agradável, em contato com a natureza e com os animais”, revela Giovana Stofel, 35 anos, uma das proprietárias do sítio.
Casamento no Santuário Nacional
O Santuário Nacional de São José de Anchieta foi o local escolhido pelo bancário Henrique Pompermayer Oliveira, de 34 anos, e pela engenheira civil Adrine Salarolli Cetto, de 28 anos, para uma data especial. Exatamente neste domingo (14) faz um ano que os dois se casaram no local.
“Nós nascemos e fomos criados em Anchieta e temos uma história na igreja. Vimos a evolução, a santificação de São José de Anchieta e recebemos todos os sacramentos da Igreja Católica”, conta Adrine.
O marido Henrique complementa: “O Santuário, depois da reforma, ficou muito lindo, se transformou em um ponto turístico que indicamos”.
Está nos planos do casal conhecer outros locais que fazem parte do Roteiro Jesuítico.
Assista aqui ao programa Caçadores de Destinos pelo Litoral Sul do Estado exibido pela TV Tribuna/SBT
Você sabia?
Início de tudo
A Companhia de Jesus foi criada em 1534 por Santo Inácio de Loyola. Em 1540, o papa Paulo III reconheceu a nova ordem religiosa. No Brasil, os primeiros jesuítas chegaram em março de 1549 e, pouco depois, em 1551, desembarcaram no Espírito Santo. Em 1759, foram expulsos do Brasil, tendo seus bens confiscados.
Igreja dos Reis Magos
Localizada em Nova Almeida, na Serra, a Igreja dos Reis Magos recebe obras de restauro, com previsão de ser concluída em dezembro. Em janeiro de 2024, o monumento estará aberto à visitação. Enquanto isso, o convite é conhecer o entorno, com direito a uma visão de tirar o fôlego.
Ninho da Roxinha
Do ladinho da Igreja dos Reis Magos, o turista encontra o Ninho da Roxinha, uma das opções gastronômicas da região. “O conjunto arquitetônico da igreja e residência de Reis Magos tem um valor histórico acentuado para o Estado. Estamos felizes com a restauração”, afirma a empresária Sueli Fonseca Muroni.
Palácio Anchieta
Erguido sobre a estrutura do Colégio e Residência Jesuítica de São Tiago, o Palácio Anchieta, no centro de Vitória, faz parte do roteiro. A visitação acontece de terça a sexta, das 9 às 17 horas, sábados e domingos, até 16 horas.
Aos sábados, domingos e feriados é possível conhecer os grandes salões e o gabinete. Agendamento de visitação: (27) 3636-1032.
Nossa Senhora da Ajuda
As obras da igreja Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba, Viana, estão previstas para serem concluídas em dezembro de 2024. Os projetos arquitetônicos dos anexos, feitos pela lei de incentivo à cultura com o patrocínio da Vale, EDP e BNDES, contarão com café, loja, área de convivência da comunidade e o centro de interpretação, entre outras novidades.
Acervo histórico
No centro de Guarapari, a Igreja Nossa Senhora da Conceição (Antiga Matriz) abre todos os dias.
Além das missas e outras atividades, o visitante poderá conferir um pouco da história, desde 1585, em um acervo que fica na sacristia, da igreja.
Na região, os turistas vão encontrar ruínas de 1677, que permitem um retorno ao passado.
Santuário de Anchieta
A riqueza arquitetônica e o conteúdo histórico do Santuário Nacional de São José de Anchieta, símbolo da presença dos jesuítas no Brasil, encantam. A igreja abre todo dia, das 8h às 18h. O Centro de Interpretação de 2ª a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Domingo, das 12h às 18h.
Leia mais
Podcast do Caçadores de Destinos aborda os cafés especiais do ES
Caçadores na TV: Roteiros de Agroturismo na região rural de Vila Velha
Um Dia das Mães em Vila Velha: conheça pontos turísticos da cidade
Comentários