Vales de Castelo se destacam como novas rotas turísticas
No trajeto, a exuberância de cada detalhe da natureza se faz presente
Escute essa reportagem
São nos “Vales de Castelo” que as novas rotas turísticas do município têm ganhado cada vem mais destaque. No trajeto, a exuberância de cada detalhe da natureza se faz presente e tem atraído investidores.
São eles: Vale do Caxixe, Vale da Prata, Vale da Estrela e Vale do Pontões.
“O principal projeto de desenvolvimento do turismo do município hoje se chama “Vales de Castelo”. São quatro grandes vales onde se encontra grande parte da riqueza turística, cultural e histórica do município”, descreveu o secretário o de Turismo, Eventos e Cultura, Giani Marcio Coradini.
Confira o mapa:
Aos aventureiros, uma das dicas é o Vale da Prata, onde é possível conhecer, entre outras opções, a Rampa de Ubá, a 28 quilômetros da sede do município, na comunidade de Córrego de Ubá.
“A rampa sagrou-se palco das maiores competições de voo livre realizadas no céu do Estado, sendo elas nacionais e internacionais ao longo dos anos. Ubá é considerada uma das maiores e mais belas rampas de voo livre do mundo”, destaca o secretário.
ASSISTA ABAIXO AO VÍDEO DESTA SEMANA
Leia mais conteúdos do Caçadores de Destino
Aos que desejam viver essa experiência em voo duplo, o proprietário da rampa, Eliezer José Calvi, assegura: “Temos pilotos experientes aqui. É só agendar com eles”.
No Vale do Caxixe, a Gruta do Limoeiro é outro destino, que fica a 15 quilômetros da sede. Patrimônio histórico estadual, a gruta é a mais importante área de estudos sobre a pré-história do Estado.
Pesquisas comprovam vestígios da presença humana no local desde 5 mil anos atrás. Em seu interior é possível encontrar diversas formações originadas pela solidificação da água ao longo de milhares de anos.
Prefeito de Castelo, João Paulo Nali fala com orgulho da cidade que comanda. “Damos destaque para as belezas naturais, o turismo religioso, os esportes de aventura, o agronegócio, as novas rotas turísticas do projeto 'Vales de Castelo' e o acolhimento e hospitalidade da população. Vivemos em uma região que possui um potencial turístico enorme e que está sendo, cada vez mais incentivada por nossa gestão”, ressaltou.
Este ano, como João Paulo conta, Castelo já teve destaque no cenário mundial ao sediar a Copa do Mundo de Parapente. “Em breve realizaremos a nossa tradicional Festa de Corpus Christi, a maior e mais bela do País. Seguiremos trabalhando para implantarmos ações com o objetivo de estruturar e fortalecer ainda mais o segmento do turismo, fomentando a economia e gerando emprego e renda para o município”.
Opções de passeio
1 - Vale do Caxixe
Local onde se encontram cafés especiais, turismo histórico, com a Gruta do Limoeiro e o Casarão da Fazenda do Centro; Parque Estadual Forno Grande, Cruzeiro do Caxixe, além da diversidade da agroindústria na região do Forno Grande e Braço do Sul, que ficam no entorno do parque estadual.
Casarão da Fazenda do Centro
Marco histórico da colonização de Castelo, o Casarão reflete a imponência dos áureos tempos do café. Visitas monitoradas de terça a domingo. Informações: (28) 99912-0047 / (28) 99998-3252 ou (28) 3542-0394.
Café Vale do Caxixe
Em 2002, foi iniciada a produção de cafés especiais no Distrito de Limoeiro. Em 2011, começaram a torrar o café com marca própria e receber turistas. Visitas agendadas: (28) 99935-3101 (WhatsApp).
2 - Vale da Prata
Destino de Turismo esportivo na Rampa de Ubá, recebe competições nacionais e internacionais, além de contar com o turismo contemplativo no mirante da rampa com vista para o Vale da Prata e a Cachoeira da Prata.
Neste Vale há também a Rampa de Voo Livre de Apeninos, o Parque Estadual Mata das Flores, a cachoeira do Pedregulho e diversas agroindústrias.
Cachoeira da Prata
Uma das opções de turismo de contemplação no Vale da Prata é a majestosa Cachoeira da Prata (foto), que tem mais de 130 metros de queda, despejando suas águas no interior de uma floresta quase intocada. O local é aberto, mas não é permitido tomar banho devido ao risco de acidente, segundo o secretário o de Turismo, Eventos e Cultura, Giani Marcio Coradini.
3 - Vale da Estrela
Conhecido por seus alambiques, quatro no total que se concentram por lá, é possível contemplar a Rota da Cachaça. Neste vale há também muitos atrativos naturais, como a Pedra do Cabrito e a Pedra do Cofre, onde são praticados saltos nas modalidades esportivas conhecidas como base jump.
Esse esporte tem atraído atletas de diversos países. “Castelo possui uma excelente estrutura de saltos, além das condições de voo serem consideradas as melhores”, disse o secretário o de Turismo, Eventos e Cultura, Giani Marcio Coradini.
Pedra do Cabrito
Fica no Vale da Estrela, a 12 km do centro de Castelo, e possui 850 metros de altitude. É utilizada para prática de esportes radicais, como base jump. Mais informações com Felipe Pedruzzi Spilare: (28) 99909-6321.
4 - Vale do Pontões
O Caçula da turma está se entregando ao turismo. A hospedagem e a gastronomia são atrativos nas localidades de Alto Chapéu e São Vitório. O clima atrai turistas. Fica a 1.000 metros acima do nível do mar e a 10 quilômetros da cidade. “O local tem paisagens incríveis e conta com restaurantes e hospedagens para poder viver tudo isso com tranquilidade”, afirma o secretário Giani Marcio Coradini.
Vista do Alto Chapéu
No Vale do Pontões, o visitante vai encontrar opções de hospedagem e culinária rica em produtos da região.
Roteiros de fé e voo livre atraem milhares de turistas em Castelo
Localizada a 140 quilômetros de Vitória, a cidade de Castelo, no Sul do Estado, é um dos destinos procurados por milhares visitantes não apenas do Espírito Santo: recebe turistas de todo o Brasil e até de fora do País.
Com opções para todos os gostos, desde o turismo de aventura, com a experiência de contemplar as belezas naturais vistas de cima, em voos livres na Rampa de Ubá, até o roteiro de fé, com a tradicional festa de Corpus Christi.
Luciano Travaglia, presidente do Instituto Cultural Irmã Vicenza, que em parceria com a prefeitura é responsável pela organização estrutural e financeira da Festa de Corpus Christi, realizada pela Paróquia Nossa Senhora da Penha de Castelo, conta que este ano comemoram-se 60 anos de confecção de tapetes ornamentais, verdadeira obra de arte a céu aberto, desse roteiro de fé
Serão confeccionados artesanalmente 1.200 metros de tapetes, que cobrem as principais ruas e avenidas da cidade. A expectativa é que cerca de 100 mil turistas passem pelo local este ano.
A festa será no dia 8 de junho, feriado, mas tudo já está sendo preparado por mais de 1.200 voluntários desde o ano passado.
A parte gastronômica, o agroturismo, em nada perde. Com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o sonho de ser empreendedor tem se tornado realidade. É o caso de Joelma Barbosa Kuster que há dois anos colocou em prática uma experiência descrita por ela como fantástica: o Empório do Morango.
Leia mais:
Vales de Castelo se destacam como novas rotas turísticas
Vales se destacam como novas rotas em Castelo
“Começamos o cultivo de morangos de uma forma diferente, que é conhecida como semi-hidropônica, que é um morango suspenso onde não tem contato com a terra. Como o fluxo do turismo cresce a cada dia, decidimos fazer um 'colhe e pague', onde é possível conhecer a plantação e colher os frutos”.
Na lista dos visitantes, estão turistas de todo o País e de fora. “Há dois meses, recebemos um casal do México e, recentemente, quatro pessoas de Portugal”.
Mas os projetos não param. “Há dois meses começamos também com parte de alimentação, porque vimos a necessidade de agregar valor aos nossos produtos. Temos aqui uma lojinha com vários produtos. Não poderiam faltar as sobremesas feitas com morango, que estão fazendo o maior sucesso”.
Para quem deseja conferir de perto, uma boa notícia: a colheita acontece o ano todo. “Abrimos aos sábados, domingos e feriados, das 11 às 18 horas. O endereço é Forno Grande, estrada sentido ao Parque Estadual de Forno Grande. Tem bastante sinalização”.
Opções de passeio
Aventura e paz
Que tal madrugar e encarar uma subida ao Pico do Forno Grande, com 2.039 metros de altitude? Uma opção é se hospedar na Casa do Lago, que fica a 10 minutos de carro até o local de partida. Informações da hospedagem (28) 99972-5006.
Queijaria
Um lugar que reúne produção e comercialização de queijo, a Queijaria Casagrande, em Forno Grande, agora tem três chalés para alugar. Informações (28) 99924-9226.
Turismo religioso
Tombada como patrimônio cultural, a monumental Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, no Centro, é destino de quem procura paz espiritual e busca um turismo religioso.
Refúgio
Apaixonados por natureza, trilhas e ar puro encontram opções de aluguéis de casas e chalés na região. Um dos exemplos é a Vivenda Clima das Montanhas, no Córrego de Ubá, a menos de 2 quilômetros da rampa de voo livre. Informações: (28) 99947-6027.
Santuário de Aracuí
Erguido em homenagem a Nossa Senhora Imaculada Esposa do Divino Espírito Santo, é um local de peregrinação e fé. Por mês, recebe mais de 3 mil pessoas. Abre todos os dias (missa no dia 13, às 15h, data e horário que teria ocorrido a 1ª aparição da Virgem Maria).
Símbolo de cultura
Localizada no Coração de Castelo, a biblioteca Ciro Vieira da Cunha, conhecida como Castelinho, é um dos cartões-postais e símbolo do turismo e cultura da cidade. Abre de 2ª a 6ª, das 7h às 16h. Informações: (28) 3542-6300, ramal 270.
Leia mais:
Subsecretário: "Em Santa Leopoldina, tem que conhecer a Cachoeira Véu de Noiva"
Comentários