Turismo rural na Serra: conheça os circuitos do agroturismo da cidade
Nos circuitos de agroturismo do município, moradores e visitantes vivenciam experiências autênticas no campo
Escute essa reportagem

Quem pensa que é preciso ir longe da cidade para curtir o melhor do turismo rural se surpreende na Serra. O município, situado na Região Metropolitana da Grande Vitória, tem a maior parte do território na zona rural. Graças a isso, a poucos quilômetros do corre-corre urbano, dá para vivenciar experiências autênticas no campo, com natureza, gastronomia caseira, cultura local e muita tranquilidade.
LEIA TAMBÉM: O sabor do campo: queijarias viram destino de lazer na Serra
Nos circuitos de agroturismo, como Guaranhuns, Pitanga, Muribeca, Chapada Grande e das Águas, redescobre-se o interior, sem sair da cidade.
Entre os atrativos imperdíveis está o Sítio Recanto Mestre Álvaro, no Circuito Guaranhuns, um refúgio aos pés do famoso maciço que é o cartão-postal da Serra.
Pioneiro no agroturismo do município, o empreendimento oferece uma combinação irresistível de almoços com comida feita no fogão a lenha, trilhas ecológicas, piscinas naturais, tirolesa e passeios a cavalo e de charrete.
“Há 25 anos, meu marido e eu aceitamos o desafio de dar início ao agroturismo na Serra. Abri o restaurante na varanda de casa. Hoje, é com gratidão que vejo as pessoas terem o sítio como referência de lazer”, diz a proprietária, Maria Helana Piazzarollo.
O Sítio Recanto Mestre Álvaro abre de sexta a domingo e em feriados, das 10h às 17h. Agora, aos sábados, domingos e feriados, eles também servem café da manhã, a partir das 8h. A entrada é gratuita. Paga-se pelo consumo e pelas atividades feitas no local.
Também encantador é o Sítio Ouro Velho, no Circuito Pitanga. O ambiente é rústico e acolhedor, com redes, parquinho e tirolesa. O cardápio, pensado com capricho pela proprietária, Suely Neves Ribeiro, é um atrativo à parte, com delícias como rabada e galinha caipira. Aos domingos, também tem pato ensopado e arroz de pato. O Sítio Ouro Velho recebe visitantes de sexta a domingo e em feriados nacionais, das 11h às 14h30.
A Chácara Flores em Vida, mais um atrativo do Circuito Guaranhuns, também oferece um verdadeiro festival de sabores da roça. De segunda a sexta, serve prato feito. Aos sábados, domingos e em feriados nacionais, tem buffet self-service, das 11h às 15h, mas é possível aproveitar o espaço até as 17h. Pula-pula, campinho, piscina infantil e minianimais são alguns dos atrativos que encantam crianças e adultos.
Diversão e comida boa na Lagoa do Juara
No agroturismo da Serra, a Lagoa do Juara, em Jacaraípe, faz parte do Circuito das Águas e se destaca como um atrativo completo, que combina lazer, gastronomia e conexão com a natureza. Adultos e crianças se divertem nos passeios de pedalinho na lagoa, à margem da qual tem um restaurante, que funciona todos os dias, das 8h às 17 horas. Aos sábados e domingos, tem música ao vivo na hora do almoço. Na peixaria da Associação de Pescadores da Lagoa do Juara dá para comprar peixes frescos e até escolher na hora a tilápia que quer levar. Funciona todos os dias, de manhã e à tarde.
Aventura em trilhas no Mestre Álvaro
Na Serra, os amantes de trilhas encontram no Mestre Álvaro um verdadeiro convite à aventura. Com 833 metros de altura, o maciço desafia os caminhantes a encarar uma subida que leva, em média, quatro horas para ser concluída. O percurso completo, ida e volta, soma cerca de 13 quilômetros e atravessa trechos de mata fechada, além de diversos obstáculos naturais. Outra alternativa é o trajeto que leva até o cume das Três Marias, uma das formações do Mestre Álvaro. A trilha é mais curta, com nove quilômetros ao todo, e atinge 600 metros de altitude. Em ambos os roteiros, é possível contar com a orientação de guias que oferecem acompanhamento especializado para quem deseja explorar o local com segurança e informação.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários