X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Turismo de experiência no maior produtor de cacau do ES

Município de Linhares é o principal produtor do fruto no Estado e está entre os maiores do Brasil


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Turismo de experiência no maior produtor de cacau do ES
Kellen de Jesus Scampini mostra aguardente feita com cacau |  Foto: Kamila Rangel

Linhares é a terra do cacau no Espírito Santo. O município é o principal produtor do fruto no Estado e está entre os maiores do Brasil. A cacauicultura impacta a economia da região, é fonte de emprego e renda para milhares de famílias e reflete, também, no turismo.

Muitas propriedades produtoras estão voltando o olhar para esse potencial e desenvolvendo experiências para atrair visitantes.

Atualmente, existem cerca de 600 propriedades produtoras de cacau em Linhares, beirando 20 mil hectares de terra destinados a esse cultivo.

A Fazenda São Luiz, na estrada de Povoação, é uma delas e já está na quarta geração à frente do negócio da família. Além de produzir amêndoas premiadas internacionalmente, abre as portas para os turistas conhecerem o dia a dia de uma fazenda cacaueira.

Por lá, os visitantes podem conhecer as etapas de colheita e seleção dos frutos, ver o viveiro onde são produzidas mudas de cacau e degustar e comprar delícias como chocolates, mel de cacau, geleias e amêndoas.

“Também temos a Casa da Vila Temos, uma hospedagem sensorial montada em um imóvel da década de 60, restaurado e adaptado para receber famílias com conforto. Os três quartos foram decorados com móveis e utensílios históricos relacionados ao beneficiamento de cacau”, citou Kissila Mell, quarta geração de uma das famílias pioneiras na cacauicultura em Linhares.

Kellen de Jesus Scampini, produtora de cacau e presidente da Associação dos Cacauicultores do Espírito Santo (Acau), destacou que a tradição e o conhecimento acerca do cultivo do cacau fizeram com que a região fosse pioneira no Brasil na obtenção do registro de Indicação Geográfica (IG) do cacau.

“O cacau da região de Linhares tornou-se o primeiro do país a receber o certificado. Em 2019, a Acau lançou o selo de rastreabilidade da IG de procedência do nosso cacau”, comentou.

A partir do cultivo do fruto, Kellen expandiu as possibilidades de negócios e desenvolveu em família uma aguardente feita de cacau, a Cacahuatl. E o produto está abrindo as portas de atuação também no turismo. “Estamos preparando nosso alambique para receber turistas e proporcionar a eles uma imersão no nosso processo produtivo”, disse.

Pousada ecológica e cheia de atrativos

Entre o rio Ipiranga e a lagoa Suruaca, com acesso após o trevo de Pontal do Ipiranga, a Camaleão Ecopousada é uma opção de hospedagem em sintonia com a sustentabilidade: usa energia solar, faz recuperação de área degradada, foi construída com conceito zero desperdício e tem quarto com acessibilidade. No local, os hóspedes dispõem de atrativos como passeios de canoa havaiana, caiaque e quadriciclo. Os anfitriões, Marco Menegaz e Gê Scopel, contribuem para tornar a experiência ainda mais agradável.

Imagem ilustrativa da imagem Turismo de experiência no maior produtor de cacau do ES

Almoço no rancho com sabor e diversão

Em Pontal do Ipiranga, dá para se divertir na praia e, sem ir longe, curtir o clima da fazenda. No restaurante Rancho na Mata, os visitantes, além de saborearem pratos deliciosos, interagem com diversos animais, como araras, lhamas, cabras e minibodes, entre outros. Em uma área ampla e aconchegante, inclusive com redário para dar aquela descansadinha depois da refeição, o restaurante é cercado pelo verde e pela beleza dos bichos. Nos fundos, tem uma minifazenda. A ideia de unir sabor e diversão foi do casal Marcelo e Pollyanna Detogni, que abre as portas do Rancho para o público aos sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 16h.

Imagem ilustrativa da imagem Turismo de experiência no maior produtor de cacau do ES

ONDE COMER E FICAR

Restaurante Rancho na Mata

Em Pontal do Ipiranga. Contato: (27) 99733-7555

Cabana da Praia

Em Povoação. Contato: (27) 99866-0686

Cabana Pioneiro

Em Pontal do Ipiranga. Contato: (27) 99984-5390

Restaurante Maresia

Em Pontal do Ipiranga. Contato: (27) 99503-6770

Camaleão Ecopousada

Perto da lagoa Suruaca. Contato: (27) 99222-1408

Hotel BHS

No bairro Movelar. Contato: (27) 2103-8600

Pousada Nívea Rural

Em Córrego Farias. Contato: (27) 99984-3360.

Toca do Ceará Pousada

Em Regência. Contato: (27) 99859-1592

Pousada Recanto Solar

Em Pontal do Ipiranga. Contato: (27) 99725-8644 / (27) 99939-6747

Pousada Luz do Rio

Em Povoação. Contato: (27) 99716-8333

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: