Roteiros de fé e voo livre atraem milhares de turistas em Castelo
Tradicional festa de Corpus Christi, com os tapetes coloridos, e as rampas para voos são as principais opções para os visitantes
Escute essa reportagem
Localizada a 140 quilômetros de Vitória, a cidade de Castelo, no Sul do Estado, é um dos destinos procurados por milhares visitantes não apenas do Espírito Santo: recebe turistas de todo o Brasil e até de fora do País.
Com opções para todos os gostos, desde o turismo de aventura, com a experiência de contemplar as belezas naturais vistas de cima, em voos livres na Rampa de Ubá, até o roteiro de fé, com a tradicional festa de Corpus Christi.
Luciano Travaglia, presidente do Instituto Cultural Irmã Vicenza, que em parceria com a prefeitura é responsável pela organização estrutural e financeira da Festa de Corpus Christi, realizada pela Paróquia Nossa Senhora da Penha de Castelo, conta que este ano comemoram-se 60 anos de confecção de tapetes ornamentais, verdadeira obra de arte a céu aberto, desse roteiro de fé.
Serão confeccionados artesanalmente 1.200 metros de tapetes, que cobrem as principais ruas e avenidas da cidade. A expectativa é que cerca de 100 mil turistas passem pelo local este ano.
A festa será no dia 8 de junho, feriado, mas tudo já está sendo preparado por mais de 1.200 voluntários desde o ano passado.
A parte gastronômica, o agroturismo, em nada perde. Com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o sonho de ser empreendedor tem se tornado realidade. É o caso de Joelma Barbosa Kuster que há dois anos colocou em prática uma experiência descrita por ela como fantástica: o Empório do Morango.
ASSISTA ABAIXO AO VÍDEO DESTA SEMANA
Leia mais:
Vales de Castelo se destacam como novas rotas turísticas
Vales se destacam como novas rotas em Castelo
“Começamos o cultivo de morangos de uma forma diferente, que é conhecida como semi-hidropônica, que é um morango suspenso onde não tem contato com a terra. Como o fluxo do turismo cresce a cada dia, decidimos fazer um 'colhe e pague', onde é possível conhecer a plantação e colher os frutos”.
Na lista dos visitantes, estão turistas de todo o País e de fora. “Há dois meses, recebemos um casal do México e, recentemente, quatro pessoas de Portugal”.
Mas os projetos não param. “Há dois meses começamos também com parte de alimentação, porque vimos a necessidade de agregar valor aos nossos produtos. Temos aqui uma lojinha com vários produtos. Não poderiam faltar as sobremesas feitas com morango, que estão fazendo o maior sucesso”.
Para quem deseja conferir de perto, uma boa notícia: a colheita acontece o ano todo. “Abrimos aos sábados, domingos e feriados, das 11 às 18 horas. O endereço é Forno Grande, estrada sentido ao Parque Estadual de Forno Grande. Tem bastante sinalização”.
Opções de passeio
Aventura e paz
Que tal madrugar e encarar uma subida ao Pico do Forno Grande, com 2.039 metros de altitude? Uma opção é se hospedar na Casa do Lago, que fica a 10 minutos de carro até o local de partida. Informações da hospedagem (28) 99972-5006.
Queijaria
Um lugar que reúne produção e comercialização de queijo, a Queijaria Casagrande, em Forno Grande, agora tem três chalés para alugar. Informações (28) 99924-9226.
Turismo religioso
Tombada como patrimônio cultural, a monumental Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, no Centro, é destino de quem procura paz espiritual e busca um turismo religioso.
Refúgio
Apaixonados por natureza, trilhas e ar puro encontram opções de aluguéis de casas e chalés na região. Um dos exemplos é a Vivenda Clima das Montanhas, no Córrego de Ubá, a menos de 2 quilômetros da rampa de voo livre. Informações: (28) 99947-6027.
Santuário de Aracuí
Erguido em homenagem a Nossa Senhora Imaculada Esposa do Divino Espírito Santo, é um local de peregrinação e fé. Por mês, recebe mais de 3 mil pessoas. Abre todos os dias (missa no dia 13, às 15h, data e horário que teria ocorrido a 1ª aparição da Virgem Maria).
Símbolo de cultura
Localizada no Coração de Castelo, a biblioteca Ciro Vieira da Cunha, conhecida como Castelinho, é um dos cartões-postais e símbolo do turismo e cultura da cidade. Abre de 2ª a 6ª, das 7h às 16h. Informações: (28) 3542-6300, ramal 270.
Leia mais:
Subsecretário: "Em Santa Leopoldina, tem que conhecer a Cachoeira Véu de Noiva"
Comentários