Roteiro com dunas, trilhas e praias desertas no Norte do ES
A Vila de Itaúnas, em Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, é o destino certo para quem quer descansar e apreciar a natureza
Escute essa reportagem
A areia quente pode até ser um desafio para os pés, mas apreciar a vista para o mar, depois de caminhar pelas dunas, compensa o esforço. Conhecer Itaúnas, um paraíso localizado em Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, é se encantar com um roteiro cheio de paisagens exuberantes, trilhas e praias desertas.
A natureza na vila proporciona espetáculos imperdíveis. Sentar-se sobre os famosos bancos de areia com até 30 metros de altura e assistir ao pôr do sol é uma das experiências que justificam a viagem. A possibilidade de se refrescar no mar e, a poucos quilômetros, tomar banho no rio é outro prazer que o destino oferece.
Leia mais conteúdos de Caçadores de Destinos aqui
É pelo Rio Itaúnas, que dá nome à vila, que se faz, inclusive, um dos mais belos passeios pela região. A bordo de caiaque ou canoa, o percurso dura cerca de duas horas. “Ao longo do caminho, vemos paisagens deslumbrantes, com diversidade de espécies da flora e da fauna”, disse o biólogo e guia de turismo Érikis da Silva Fonseca.
Apreciar Itaúnas por terra também é uma aventura e tanto. Há opções de trilhas para percorrer de bicicleta, entre elas a que liga a vila à cidade de Conceição da Barra, com 18 quilômetros de extensão, e outras mais curtas, que podem ser feitas a pé.
“No Parque Estadual de Itaúnas, que recebe cerca de 100 mil visitantes por ano, dá para fazer as trilhas do Tamandaré, da Borboleta e do Buraco do Bicho”, comentou Érikis, destacando que há opções de passeios que agradam aos mais diversos perfis de visitantes que o procuram para desbravar a vila, naturalmente sossegada, mas bem movimentada pelos turistas.
Outra parada que não pode ficar de fora do roteiro no Parque Estadual de Itaúnas é a Praia de Riacho Doce, que já foi eleita a segunda praia deserta mais bonita do Brasil. Ela tem esse nome porque um pequeno córrego de água doce sai do meio das dunas em direção ao mar.
Algumas pousadas, além da infraestrutura que oferecem, contam com uma ajudinha a mais da natureza para atrair os hóspedes. Na Vila Tânia, por exemplo, é possível acessar uma trilha e chegar a uma praia deserta.
“Chamamos de Praia Secreta, porque é pouco frequentada. Itaúnas é cheia de cenários que conquistam os turistas. Temos hóspedes recorrentes, que vêm, conhecem o lugar e voltam mais vezes”, comentou o empresário Lucas Guerra.
Leia mais
Pousadas capixabas com pacotes especiais para o Dia dos Namorados
Podcast Caçadores de Destinos conversa sobre turismo de experiência
Caçadores na TV: Venda Nova do Imigrante, capital nacional do Agroturismo
Comentários