Pesquisa: 83% dos capixabas veem o turismo como positivo para suas cidades
Capixabas valorizam cultura local, geração de empregos e recomendam o Espírito Santo como destino turístico
Escute essa reportagem

Pesquisa feita pelo Sebrae Espírito Santo em 32 cidades, de seis regiões turísticas do Estado, mostra que o capixaba gosta, sim, de receber turistas.
Das 2.400 pessoas entrevistadas, em outubro e novembro do ano passado, 73% acreditam que o fluxo de pessoas passeando pelo Espírito Santo vai aumentar, nos próximos cinco anos, e 70% consideram isso positivo. É alta a percepção dos benefícios: 83% avaliam que o turismo é bom para as cidades.
Na opinião dos capixabas, os impactos positivos do turismo são maiores do que os impactos negativos. Enquanto 80% concordam que ele promove a cultura local e 73% consideram que a atividade cria empregos, somente 39% avaliam que o fluxo de visitantes piora o trânsito, 52% consideram que aumenta o custo de moradia e 45% dizem que o turismo reflete no aumento do acúmulo de lixo.
A cultura capixaba, as belezas naturais e as praias são motivos de orgulho para a população espírito-santense. O turismo de praia e montanhas se destaca, nas percepções sobre o potencial turístico do Estado.
Entre os destinos mais desejados e recomendados pelos entrevistados, estão o Convento da Penha, em Vila Velha; a região de Pedra Azul, em Domingos Martins, e o Mosteiro Zen/Grande Buda, em Ibiraçu.
Além de mais de 72% recomendarem o Espírito Santo como destino turístico, os capixabas mostram que “turistam” pelo Estado: metade já fez viagens locais, no último ano, e 64,3% afirmaram que escolheriam um destino em território capixaba para fazerem uma viagem de até quatro dias.
O que pode melhorar, de acordo com as pessoas ouvidas na pesquisa, é o custo para se fazer turismo no Espírito Santo, que, segundo elas, precisa se tornar mais acessível. Infraestrutura e transportes, bem como a diversidade de atrações turísticas, estão entre os pontos citados que precisam ser trabalhados.
A nota média das avaliações relacionadas aos serviços turísticos no Espírito Santo foi de 7,69, em uma pontuação que poderia chegar a 10.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários