X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Pesquisa: 83% dos capixabas veem o turismo como positivo para suas cidades

Capixabas valorizam cultura local, geração de empregos e recomendam o Espírito Santo como destino turístico


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Pesquisa: 83% dos capixabas veem o turismo como positivo para suas cidades
As praias do ES são motivos de orgulho para os capixabas. Na foto, a Praia de Guriri, em São Mateus |  Foto: Arquivo/AT

Pesquisa feita pelo Sebrae Espírito Santo em 32 cidades, de seis regiões turísticas do Estado, mostra que o capixaba gosta, sim, de receber turistas.

Das 2.400 pessoas entrevistadas, em outubro e novembro do ano passado, 73% acreditam que o fluxo de pessoas passeando pelo Espírito Santo vai aumentar, nos próximos cinco anos, e 70% consideram isso positivo. É alta a percepção dos benefícios: 83% avaliam que o turismo é bom para as cidades.

Na opinião dos capixabas, os impactos positivos do turismo são maiores do que os impactos negativos. Enquanto 80% concordam que ele promove a cultura local e 73% consideram que a atividade cria empregos, somente 39% avaliam que o fluxo de visitantes piora o trânsito, 52% consideram que aumenta o custo de moradia e 45% dizem que o turismo reflete no aumento do acúmulo de lixo.

A cultura capixaba, as belezas naturais e as praias são motivos de orgulho para a população espírito-santense. O turismo de praia e montanhas se destaca, nas percepções sobre o potencial turístico do Estado.

Entre os destinos mais desejados e recomendados pelos entrevistados, estão o Convento da Penha, em Vila Velha; a região de Pedra Azul, em Domingos Martins, e o Mosteiro Zen/Grande Buda, em Ibiraçu.

Além de mais de 72% recomendarem o Espírito Santo como destino turístico, os capixabas mostram que “turistam” pelo Estado: metade já fez viagens locais, no último ano, e 64,3% afirmaram que escolheriam um destino em território capixaba para fazerem uma viagem de até quatro dias.

O que pode melhorar, de acordo com as pessoas ouvidas na pesquisa, é o custo para se fazer turismo no Espírito Santo, que, segundo elas, precisa se tornar mais acessível. Infraestrutura e transportes, bem como a diversidade de atrações turísticas, estão entre os pontos citados que precisam ser trabalhados.

A nota média das avaliações relacionadas aos serviços turísticos no Espírito Santo foi de 7,69, em uma pontuação que poderia chegar a 10.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: