X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Passeio para provar 30 tipos de queijos em João Neiva

Quem é apaixonado por essas delícias artesanais precisa conhecer a nova Rota dos Queijos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Passeio para provar 30 tipos de queijos em João Neiva
Gabriela Giacomin e Pedro Henrique Borlini fabricam mais de 30 tipos de queijos para os clientes em João Neiva |  Foto: Divulgação

Queijos provolone, parmesão, feitos com vinho, temperos diversos, agridoce, defumados, de origem italiana, francesa, holandesa e inclusive com receitas exclusivas capixabas. Quem é apaixonado por essas delícias artesanais precisa conhecer a nova Rota dos Queijos, em João Neiva.

O trajeto é de cerca de seis quilômetros, com cinco queijarias e mais de 30 tipos do produto. Várias são de famílias de origem italiana, uma próxima à outra, que também oferecem cafeterias, vinhos, pratos feitos com queijos e produtos desenvolvidos na região.

Veja mais notícias sobre o turismo no ES em "Caçadores de Destinos"

Proprietários da Queijos Giacomin – local com mais de 20 anos de história –, Gabriela Giacomin e Pedro Henrique Borlini contam que a produção foi se aprimorando  e hoje  possui uma linha de queijos especiais, como o bordô (maturado no vinho), monte negro, com 30 dias de maturação, o rota colonial, com película vermelha e 60 dias de maturação, entre outros.

“Cada queijo tem uma especificação, o tempo de maturação e ainda fazemos o controle de umidade, temperatura e acidez de cada receita. Tudo é feito de forma artesanal. O queijo capixaba e o rota colonial são receitas exclusivas nossas. Já o montanhês é uma receita de João Neiva e quatro queijarias fabricam”, explicou Pedro.

Ele contou que ainda neste ano a nova fábrica vai ficar pronta e irá contar com visitação. “Vamos colocar um vidro na lateral e as pessoas vão poder acompanhar a fabricação. Mas hoje, na loja, apresentamos a queijaria e os produtos”. 

Outro local com queijos finos e gourmet é a Vila Veneto Queijaria e Bistrô. Os proprietários Roberto Cuzini e Renata Ravani pretendem criar uma visitação em toda a propriedade, para mostrar desde a retirada do leite até o final da fabricação dos queijos, com expectativa para o segundo semestre. 

Roberto frisou ainda que trabalha com receitas francesa, italiana e até holandesa. “Nós também levantamos a bandeira do queijo original de João Neiva. Temos o terroir, único com tecnologia de etiqueta comestível. Outra opção querida dos clientes é o queijo veneto gourmet, muito usado na gastronomia, com 30 dias de maturação, macio e de sabor forte”.

Guia de turismo em João Neiva e um dos diretores da instância de governança da Região dos Imigrantes, Edmar Antonio Pinto, conta que há passeios com 16 quilômetros de caminhada para a Rota dos Queijos, com uma parada para almoço em uma das queijarias e visita às outras quatro.

Rota dos Queijos

As queijarias

. Del Caro

. Vila Veneto queijaria e bistrô

. Bergantine

. do Trevo

. Queijos Giacomin

Passeio

. O trajeto tem 6 km. Há grupos que fazem caminhadas pela região para conhecer os locais e paisagens.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: