X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Passeio na nova orla de Cariacica

Município da Grande Vitória ganha cada vez mais impulso no setor de turismo. Parques naturais e cachoeiras são outros atrativos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Passeio na nova orla de Cariacica
Inaugurada no fim do ano passado, a nova orla de Cariacica tem calçadão, ciclovia, playground e restaurantes |  Foto: Divulgação/Claudio Postay

Cariacica, na região metropolitana do Espírito Santo, vem despontando cada vez mais como opção de passeio para visitantes da Grande Vitória e de outras cidades. Vista com olhos de caçadores de destinos, a cidade possui diversos atrativos.

Em dezembro do ano passado, o turismo na cidade ganhou um reforço e tanto: a nova orla, na região de Porto de Santana. O local possui ciclovia, calçadão, deques, espaços para prática de exercícios físicos, playground infantil, pista de skate, banheiros e estacionamento, além de dois restaurantes panorâmicos já em funcionamento.

Os restaurantes Ferro e Brasa e Maré abrem para almoço e jantar. O primeiro funciona de quarta a segunda-feira, e o segundo, de terça a domingo. O empresário Luciano Reis, proprietário dos estabelecimentos, destacou que a orla de Cariacica se tornou uma excelente opção de lazer, o que justifica o investimento no local.

“É um destino para visitantes da região e para turistas de fora. Nesse contexto, é uma ótima oportunidade para os restaurantes que proporcionam gastronomia diversificada e de qualidade poderem atender esse público”, comentou.

Aos domingos, das 7h às 13 horas, a avenida Delegado Federal Geraldo Guimarães, antiga avenida Vale do Rio Doce, que margeia a orla, vira Rua de Lazer. O trânsito de veículos na via é interrompido, para que as pessoas possam aproveitar à vontade.

Outro atrativo que vai fortalecer o turismo é o primeiro Mercado Municipal de Cariacica, em Itacibá, ainda em fase de construção. O local terá dezenas de lojas, espaços de convivência e praças de alimentação.

Entre os parques naturais que merecem estar no roteiro do passeio pelo município está o Parque O Cravo e a Rosa, em Nova Brasília, onde é possível passear ao ar livre, com muito verde.

O local tem quadra poliesportiva, pista de caminhada e academia popular e fica aberto das 6h às 17h, de segunda a sexta, e das 7h às 17h, aos sábados, domingos e feriados.

Em Jardim América, o Parque da Biquinha tem mirante, playground, brinquedos acessíveis, lagoas, ciclovia e academia. Funciona todos os dias, das 6h às 21h.

Quem curte cachoeira deve incluir também na lista de aventuras uma ida à Cachoeira de Maricará, que fica em uma propriedade particular a 6 quilômetros de Cariacica-Sede. Tem também a Cachoeira do Gonring, o limite do município com Santa Leopoldina.

* KR Comunicação


Outros atrativos de Cariacica

Casa do futebol capixaba

Imagem ilustrativa da imagem Passeio na nova orla de Cariacica
|  Foto: Divulgação/Claudio Postay

Cariacica volta e meia fica em destaque no cenário esportivo. Isso porque o município abriga o principal estádio de futebol do Espírito Santo, o Kleber Andrade, inaugurado em 1983 pelo Rio Branco Atlético Clube.

Em 2008, o estádio foi comprado pelo governo do Estado e passou por uma grande reforma, que deixou o espaço preparado para receber jogos de competições nacionais e até internacionais, com capacidade de público de aproximadamente 22 mil pessoas. Com uma área superior a 43 mil metros quadrados, o Kleber Andrade também sedia grandes eventos, como shows musicais. O primeiro realizado no estádio foi o do ex-Beatle Paul McCartney, em 2014.

Outro estádio que fica em Cariacica é o Engenheiro Alencar de Araripe, no bairro Jardim América. Inaugurado em 1966, pertence à Desportiva Ferroviária. Em 1991, o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, participou de um ato público no Araripe, onde recebeu homenagens.

Passeio de aquaviário até a cidade

Imagem ilustrativa da imagem Passeio na nova orla de Cariacica
|  Foto: Divulgação/ Semobi

Uma dica de passeio gostoso é ir de aquaviário da estação que fica na Praça do Papa, em Vitória, até a estação de Porto de Santana, em Cariacica, e aproveitar momentos de lazer na nova orla da cidade. O percurso dura em torno de 40 minutos, um tempo em que é possível apreciar a baía de Vitória.

Para embarcar no sistema aquaviário, é preciso ter o CartãoGV, que pode ser adquirido e abastecido com créditos na hora do passeio. A linha que faz esse trajeto possui diversos horários diariamente. Nos dias úteis, o primeiro é por volta das 7 horas, e o último é às 19h30. Aos sábados e domingos, a primeira viagem é às 8h45, e a última é às 16h15. Para saber os horários exatos, basta acessar o site da Ceturb (https://ceturb.es.gov.br/) e buscar pela linha 401.

Roteiro de fé com igreja centenária

Imagem ilustrativa da imagem Passeio na nova orla de Cariacica
|  Foto: Divulgação/Claudio Postay

Cariacica possui belas e históricas igrejas, que alimentam a fé de moradores e visitantes. Uma delas é a centenária Igreja de São João Batista, em Cariacica-Sede, a primeira construída no município.

A Paróquia foi fundada em 1837, mas não havia igreja nem padre. Somente em 1851 o templo foi inaugurado. Conta a história que o padre italiano Frei Ubaldo Civitela del Tronto organizava procissões em que cada devoto carregava uma pedra e que essas pedras formaram a estrutura da igreja.

A Igreja Santa Maria Goretti, no bairro Jardim América, não é tão antiga assim, mas é do século passado. Erguida na década de 1960, possui uma torre de 30 metros de altura e, no alto dela, um sino e a imagem de Cristo de braços abertos. Todos os dias, às 6h e às 18 horas, ouvem-se as badaladas e o som da Ave Maria. No bairro Campo Grande, está o jovem Santuário Bom Pastor, primeiro Santuário Católico do município, inaugurado em 2017.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: