O que fazer no Norte do ES: belas praias e diversão em passeio por São Mateus
Com mais de 40 quilômetros de litoral, o município do Norte do Espírito Santo agrada a turistas que curtem do sossego à badalação
Escute essa reportagem
Andar no calçadão de Guriri, pescar em Barra Nova, apreciar a beleza de Urussuquara. Tudo isso faz parte do passeio por São Mateus, no Norte do Espírito Santo. O município agrada tanto aos turistas que curtem badalação quanto aos que preferem cenários mais sossegados.
Localizada a cerca de 220 quilômetros da capital, Vitória, a cidade é destino de quem ama o mar. Belas praias compõem o litoral mateense, que possui mais de 40 quilômetros de extensão.
Um dos destaques é a praia de Guriri, que, ao longo do ano, fica movimentada e é um dos principais points do verão capixaba.
Na praia do Bosque, no final do calçadão, árvores garantem a sombra necessária para quem quiser passar o dia à beira-mar, fazendo churrasco e se divertindo em família ou entre amigos.
Visitar Guriri é, também, conhecer algumas curiosidades relacionadas ao lugar. A primeira delas é o nome: Guriri é uma palavra indígena que significa coco pequeno, comum na região.
Outra informação que interessante é que Guriri é a maior ilha do Espírito Santo, segundo a Prefeitura de São Mateus, e foi criada artificialmente. Isso aconteceu quando uma barreira natural foi retirada, formando a foz artificial do Rio Mariricu, em Barra Nova.
E, por falar em Barra Nova, o distrito mateense é imperdível. Barra Nova Sul e Barra Nova Norte oferecem aos visitantes belas paisagens e tranquilidade.
“Os turistas gostam de se banhar no rio Mariricu, pescar e passear de barco”, citou Samara Teixeira dos Santos, recepcionista da Pousada Aratu, que existe há mais de 20 anos e cuja estrutura, com muito verde, redário e área de lazer, faz o casamento perfeito com a paisagem do entorno.
A praia de Urussuquara, que despertou a atenção dos turistas ao ser chamada de Caribe Capixaba, pelas águas azuladas, é mais uma opção para quem gosta de tranquilidade e curte uma experiência mais rústica. Ela fica a cerca de 60 quilômetros da sede, próxima ao limite entre São Mateus e Linhares.
Outra praia que fica nessa região limítrofe entre os dois municípios é Barra Seca, a única praia de naturismo do Espírito Santo e uma das oito praias de naturismo oficiais existentes no Brasil.
Artesanato da terra
Os turistas que gostam de concretizar as lembranças do destino visitado podem fazer isso, em São Mateus, levando para casa um artesanato da terra.
O Espaço do Artesão, em Guriri, é uma loja colaborativa onde artistas da região expõem as peças que produzem. No local, os visitantes encontram roupas de crochê, arte em madeira e pinturas em telas, entre outros itens.
O espaço fica aberto de segunda a sexta-feira, das 13 às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Contato: (27) 99817-7594
Travessia de barco
Quem for passear em Barra Nova precisa experimentar o passeio de barco na região. Lá, o rio Mariricu se encontra com o mar. O mesmo rio separa Barra Nova Sul e Barra Nova Norte, dois lugares que merecem uma visita. Então, é interessante se programar para, estando em um deles, atravessar e curtir o outro lado também.
Barqueiros da região oferecem tanto o passeio quanto a travessia. As pousadas costumam indicá-los. O Lídio Monteiro é um deles. Nativo de Barra Nova, além de conduzir a embarcação, ele conta boas histórias da região. Contato: (27) 99842-2600
Proteção a tartarugas
O Centro Tamar ICMBio tem base em Guriri, onde realiza importante trabalho de educação ambiental e conservação de tartarugas marinhas.
Visitar o local é bom para crianças adultos, afinal, sempre é tempo de aprender a preservar a natureza. Os visitantes participam de brincadeiras educativas, conhecem o museu das tartarugas marinhas e fazem trilha.
“Esse tipo de atendimento é feito aos sábados, de acordo com a quantidade de voluntários”, disse Kelly Bonach, analista ambiental do ICMBio.
Para saber sobre a agenda de atividades, o contato é (71) 98188-9409.
Comentários