Lazer, moda e negócios na Princesinha do Norte
No mapa turístico do Estado, Colatina está situada na região Doce Pontões. Município tem ainda atrativos culturais, naturais e históricos
Escute essa reportagem
Na região turística Doce Pontões Capixaba está Colatina, que, pelo histórico de destaque no cenário econômico do Espírito Santo, recebeu o título de Princesa do Norte.
A cidade atrai visitantes por causa do lazer, da moda e dos negócios. Dados do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) mostram que, dos 78 municípios capixabas, Colatina é o segundo com mais criação de empregos no setor turístico.
As rotas turísticas criadas no município e o movimentado calendário de eventos contribuem para isso. Rota de São Pedro Frio, Rota da Pereveca, Caminho do Capeletti, ColaFolia, Fenaviola, Expocol, Arraiá Cola Colá, Festa da Imigração Italiana e Festa da Cidade são alguns exemplos de iniciativas que fortalecem o turismo.
Colatina tem uma das economias mais fortes do Estado, atraindo empresas e investimentos. Ficou, inclusive, em 1º lugar no diagnóstico do Indicador de Ambiente de Negócios feito pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).
Não é à toa que o turismo de negócios é forte na cidade, como destaca o gerente do Agil Hotel, Rogério Santos. “Recebemos muitos hóspedes, em dias de semana, que vêm a trabalho”, contou.
Quando o assunto é moda, Colatina também se destaca, visto que é o maior polo de confecções da região Sudeste, com mais de 200 empresas e produção de 1,8 milhão de peças por mês.
A empresária Marci Vago é uma das que contribuem para esse sucesso. São mais de 150 pessoas que trabalham, direta e indiretamente, na confecção das peças das marcas criadas por ela, a Marci e a Allma.
“Todo mês tem coleção nova. Há 18 anos eu criei minha própria confecção e, desde então, respiro moda”, comentou.
Em Colatina, está também o Shopping de Atacado Moda Brasil, que recebe, mensalmente, 3.500 pessoas, de diversas cidades do Espírito Santo e de outros estados, que compram a moda capixaba para revender.
Colatina possui ainda diversos atrativos naturais, históricos e culturais. Um deles é a Catedral Sagrado Coração de Jesus, que é patrimônio histórico municipal.
A igreja, no centro da cidade, passou a ser denominada Catedral no final da década de 1980, quando o Papa João Paulo II criou a Diocese de Colatina. As paredes da catedral possuem enormes vitrais coloridos, com motivos religiosos e passagens bíblicas.
O pôr do sol da cidade, por exemplo, de tão encantador, já foi classificado na década de 1960 pela revista americana Time como um dos mais bonitos do mundo.
Os números
- 1º lugar no diagnóstico do Indicador de Ambiente de Negócios da Findes
- 119.992 habitantes tem o município
KR Comunicação*
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários