X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Lazer, moda e negócios na Princesinha do Norte

No mapa turístico do Estado, Colatina está situada na região Doce Pontões. Município tem ainda atrativos culturais, naturais e históricos


Imagem ilustrativa da imagem Lazer, moda e negócios na Princesinha do Norte
Avenida Beira-Rio é uma das principais vias de Colatina: município localizado na região Noroeste do Estado |  Foto: Victor Araújo

Na região turística Doce Pontões Capixaba está Colatina, que, pelo histórico de destaque no cenário econômico do Espírito Santo, recebeu o título de Princesa do Norte.

A cidade atrai visitantes por causa do lazer, da moda e dos negócios. Dados do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) mostram que, dos 78 municípios capixabas, Colatina é o segundo com mais criação de empregos no setor turístico.

Imagem ilustrativa da imagem Lazer, moda e negócios na Princesinha do Norte
Em São João Pequeno, área rural de Colatina, a engenheira Fabiani Reinholz comanda a Chocolates Reinholz, onde produz, artesanalmente, chocolates de diversos tipos. Do cultivo do cacau à venda dos produtos, tudo é feito na propriedade da família, que abre as portas para que os turistas possam conhecer todo o processo, degustar as delícias e adquiri-las. A visitação pode ser feita diariamente, basta agendar. Contato: (27) 98137-2524. |  Foto: Kamila Rangel

As rotas turísticas criadas no município e o movimentado calendário de eventos contribuem para isso. Rota de São Pedro Frio, Rota da Pereveca, Caminho do Capeletti, ColaFolia, Fenaviola, Expocol, Arraiá Cola Colá, Festa da Imigração Italiana e Festa da Cidade são alguns exemplos de iniciativas que fortalecem o turismo.

Colatina tem uma das economias mais fortes do Estado, atraindo empresas e investimentos. Ficou, inclusive, em 1º lugar no diagnóstico do Indicador de Ambiente de Negócios feito pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

Não é à toa que o turismo de negócios é forte na cidade, como destaca o gerente do Agil Hotel, Rogério Santos. “Recebemos muitos hóspedes, em dias de semana, que vêm a trabalho”, contou.

Imagem ilustrativa da imagem Lazer, moda e negócios na Princesinha do Norte
Empresária Marci Vago |  Foto: Divulgação

Quando o assunto é moda, Colatina também se destaca, visto que é o maior polo de confecções da região Sudeste, com mais de 200 empresas e produção de 1,8 milhão de peças por mês.

A empresária Marci Vago é uma das que contribuem para esse sucesso. São mais de 150 pessoas que trabalham, direta e indiretamente, na confecção das peças das marcas criadas por ela, a Marci e a Allma.

“Todo mês tem coleção nova. Há 18 anos eu criei minha própria confecção e, desde então, respiro moda”, comentou.

Em Colatina, está também o Shopping de Atacado Moda Brasil, que recebe, mensalmente, 3.500 pessoas, de diversas cidades do Espírito Santo e de outros estados, que compram a moda capixaba para revender.

Imagem ilustrativa da imagem Lazer, moda e negócios na Princesinha do Norte
Colatina é a terra da pereveca. O nome refere-se a um pão de origem alemã, em formato de rocambole, feito com banana, amendoim, cachaça, cravo e canela. Em Baunilha, a empreendedora Maria Teresa Goldner Ribeiro, descendente de pomeranos, decidiu, há 15 anos, usar a receita de família para gerar renda. Hoje, ela tem uma agroindústria familiar, a Massas Pereveca, onde faz, além do pão típico de Colatina, diversos biscoitos. Contato: (27) 99885-0259. |  Foto: Kamila Rangel

Colatina possui ainda diversos atrativos naturais, históricos e culturais. Um deles é a Catedral Sagrado Coração de Jesus, que é patrimônio histórico municipal.

A igreja, no centro da cidade, passou a ser denominada Catedral no final da década de 1980, quando o Papa João Paulo II criou a Diocese de Colatina. As paredes da catedral possuem enormes vitrais coloridos, com motivos religiosos e passagens bíblicas.

O pôr do sol da cidade, por exemplo, de tão encantador, já foi classificado na década de 1960 pela revista americana Time como um dos mais bonitos do mundo.

Os números

- 1º lugar no diagnóstico do Indicador de Ambiente de Negócios da Findes

- 119.992 habitantes tem o município

KR Comunicação*

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: