Contagem regressiva para o verão em Marataízes
Belas praias e lagoas, comida boa, atrações esportivas e culturais, e melhor infraestrutura, devem atrair ainda mais turistas para a cidade
Escute essa reportagem
A terra do abacaxi doce também é terra de belas praias e lagoas, comida boa e muita hospitalidade. Não é à toa que o verão em Marataízes, no Sul, é um dos melhores do Espírito Santo.
Quem circula pelo município percebe que, antes mesmo de o verão começar, os finais de semana têm sido de cidade cheia.
Leia mais sobre Caçadores de Destinos
Para o Réveillon, quando começa oficialmente a programação de verão, a expectativa é receber 100 mil turistas. Haverá queima de fogos nas 29 praias do município.
“A nossa previsão é que, ao longo da temporada, a quantidade de pessoas na cidade seja o dobro da população, que hoje é de 42 mil pessoas. Marataízes passou por obras de infraestrutura e está cada vez melhor”, disse a secretária municipal de Turismo, Sara Mezini Costa.
Nos meses de janeiro e fevereiro, a prefeitura vai promover uma programação esportiva, com arena na Praia Central, atrações culturais e shows com artistas locais.
“Também tem gente ansiosa para conhecer a famosa Lagoa do Meio. A obra ainda não está pronta, e o local não está liberado para banho, mas já é um atrativo que vai se juntar às outras belezas naturais que temos e fortalecer o potencial turístico da cidade”, comentou Sara.
Vale a pena conhecer também as praias das Falésias, das Rosas e de Boa Vista, que são mais tranquilas, com sombras para relaxar e ideais para curtir em família. Quem gosta da agitação pode fazer passeios pela Lagoa do Siri e pela Praia Central.
Para além das praias e lagoas, outra opção é passear a bordo da Jardineira Pérola, um ônibus disponibilizado pela prefeitura no qual as pessoas podem fazer um tour gratuito pela cidade.
No trajeto, é possível conhecer, por exemplo, a Feira do Artesão e monumentos históricos como o Palácio das Águias, que hoje funciona como Biblioteca Municipal, e as ruínas do Trapiche, antigo armazém de alimentos que abastecia a cidade.
Entre os monumentos religiosos, a Pérola passa pela igrejas Nossa Senhora da Penha e Nossa Senhora dos Navegantes, cujos vitrais vieram de Portugal.
Nascer do sol na Praia das Falésias
Uma das belezas de Marataízes é a Praia das Falésias, com o nascer e o pôr do sol, fica ao gosto do morador e dos turistas. Cercada por paredões em tons amarronzados, a praia tem águas calmas, muito convidativas para um banho de mar. Uma caminhada pela faixa de areia, nesse cenário de pura contemplação, também é uma boa escolha!
Aposta no turismo de experiência
Em Marataízes, há pousadas que oferecem aos visitantes muito mais do que “um lugar onde ficar”. Empreendedores locais buscam proporcionar aos hóspedes experiências inesquecíveis.
O casal Glaubert Benincá Coelho e Annete Penedo comanda há 12 anos a Hospedaria Rosa dos Ventos, que fica a 15 km do centro da cidade, na praia de Boa Vista.
No local, além de aproveitarem a infraestrutura da pousada, com bangalôs e hidromassagem de frente para o mar, os turistas podem desfrutar de várias atividades.
“Oferecemos aos hóspedes caiaque e prancha de stand up paddle. Eles podem ir até a Ilha das Andorinhas e contemplar, de um ângulo diferente, a bela paisagem formada pelas falésias de Marataízes”, comentou Glaubert.
No Camping do Siri, localizado a menos de um quilômetro da Lagoa do Siri, é possível alugar apartamentos e chalés, mas a experiência mais divertida é ficar na área de acampamento, onde pessoas de todos os cantos passam a se conhecer e interagir. No verão, o Camping chega a hospedar, ao mesmo tempo, cerca de três mil turistas.
Pratos típicos que fazem sucesso na alta temporada
Um bom roteiro de viagem inclui diversão e, claro, paradas prazerosas para alimentação. Em Marataízes, alguns restaurantes deixaram de ser mais do que uma pausa no lazer e se tornaram, de fato, verdadeiras atrações. Eles oferecem, além de belos cenários, pratos típicos que fazem sucesso entre os turistas.
Visitar Marataízes sem experimentar o jambalaya, por exemplo, é como sair da cidade com a obrigação de voltar para concluir a experiência. O prato é feito com arroz, sururu, camarão e filé de peixe desfiado, leva molho com ervilha e, no acabamento, queijo, lagosta e, claro, o abacaxi cultivado na cidade.
O prato é especialidade do Bar e Restaurante da Lagoa, o primeiro aberto na Lagoa do Siri. A criadora da receita é a proprietária do local, Magnólia Marvila. Foi ela quem inventou também outro prato tradicional por lá, o Mega Filé.
“É um filé de peixe à milanesa com molho de camarão e finalizado com muçarela, lagosta e abacaxi grelhado. No fundo do prato, também vai abacaxi”, revelou.
No restaurante Falésias Beach, que fica entre a Lagoa de Caculucagem e a Praia das Falésias, a chef Christian Schayder também faz sucesso com receitas autorais.
O cardápio é à la carte e bem diversificado, mas alguns pratos costumam se destacar, como o bacalhau servido com farofa de feijão de corda e camarão e o cordeiro turco, marinado no vinho e acompanhado de arroz de especiarias.
“Na alta temporada, abrimos todos os dias, das 10h30 até as 17h30. Tudo é feito na hora. Quem quiser pode fazer reserva e até adiantar o pedido, para reduzir o tempo de espera”, disse a proprietária.
Onde se hospedar
Hospedaria Rosa dos Ventos
Onde: Praia de Boa Vista
Contato: (27) 99982-5434
Pousada e Camping do Siri
Onde: km 9 da Rodovia do Sol
Contato: (28) 99966-8027
Pousada Portal da Barra
Onde: em frente à Praia da Barra
Contato: (28) 3532-1288
Saveiros Palace Hotel
Onde: Centro, em frente ao píer de Marataízes
Contato: (28) 3532-1413
Camping do Xodó
Onde: a menos de um quilômetro do centro de Marataízes. Possui suítes, chalés e área de camping
Contato: (28) 3532-1291
Fonte: Estabelecimentos citados.
Comentários