Conheça as rotas de cafés especiais do Caparaó capixaba
Já são mais de 25 cafeterias na região, número que não para de crescer, além de cafés que acumulam prêmios
Escute essa reportagem
Caparaó, na teoria poética, gramatical e folclórica tem alguns significados, mas na linguagem de quem escolheu esse paraíso para morar e investir a definição é “águas cristalinas que descem a montanha”.
Veja mais dicas de turismo no Espírito Santo aqui
Além de se reconectar com a natureza, a região permite que o visitante tenha experiências que vão além da contemplação, das aventuras, dos mergulhos congelantes.
A região conta com rotas de cafés especiais, acumulando prêmios, como destaca, orgulhosa, Dalva Ringuier, diretora-executiva do Consórcio Caparaó, que é a instância de governança de turismo. São mais de 25 cafeterias, número que não para de crescer.
Orgulho esse que é compartilhado com Cecília Nakao, presidente da Associação de Produtores de Cafés Especiais do Caparaó.
“No lado capixaba, 10 municípios fazem parte da Indicação Geográfica do Caparaó. São eles: Alegre, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Muniz Freire e São José do Calçado, além de seis mineiros”.
São muitos os relatos de quem se encantou com a região pelo lado capixaba. Em 2010, Onofre Lacerda, com seus três filhos, iniciou a jornada no mundo dos cafés especiais.
“Depois que começamos a ganhar os concursos de qualidade, todo mundo que passava pela estrada parava aqui e pedia para experimentar o melhor café do Brasil. Em 2015, montamos uma cafeteria simples na varanda de casa. O nome escolhido foi: 'Cafeteria Onofre', em Pedra Menina, Dores do Rio Preto”, disse Altilina Lacerda.
O movimento foi crescendo e, em 2018, eles construíram o espaço que oferece os cafés premiados, além de bolos e pães caseiros.
Em Iúna, um dos pontos de parada é a Quitanda Café Toinzé, inaugurada em fevereiro deste ano, como conta Cristiano Alves Ricarte, empreendedor de turismo.
Na região, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) tem sido, como descrevem os empreendedores, um grande parceiro.
“O Sebrae tem sido um articulador de parcerias de sucesso de um trabalho feito a várias mãos”, salienta Anderson Baptista, gerente regional da instituição no Caparaó.
Você sabia?
Lado capixaba
A região turística do Caparaó capixaba é composta por 11 municípios: Alegre, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Muniz Freire, São José do Calçado e Jerônimo Monteiro.
Para assistir ao vídeo desta semana, clique no vídeo abaixo:
"Une as pessoas, gera emprego"
Simplicidade e aconchego podem ser apreciados em um cantinho chamado Varanda Café & Prosa, em Guaçuí. O projeto, já consolidado desde 2018 com a parceria do Sebrae, surgiu do anseio do empresário Carlos Diego Manhabusque e da nutricionista Lívia Manhabusque.
“Não somos apenas uma cafeteria. Somos amigos, baristas, produtores, colaboradores, parceiros. Estamos engajados em servir, criar, cultivar, expandir e incentivar a todos sobre a cultura do café especial e a forma como ele une as pessoas, gera renda e empregos”, salienta Carlos Diego, mais conhecido como Kaká.
Cafés de qualidade da região do Caparaó, cappuccino, quiche, pão de queijo recheado e outras delícias fazem parte do menu. Além disso, a cafeteria conta com uma microtorrefação. Aberto de 2ª a 6ª, das 14h às 20h, e sábado, das 9h30 ao meio-dia e das 14h às 19h. Inf.: varandacafeeprosa.com.br.
LEIA TAMBÉM
Vales se destacam como novas rotas turísticas em Castelo
Você conhece as "Três Santas" do Espírito Santo"?
ONDE DEGUSTAR
- O sítio do vovô Nininho faz parte do roteiro de quem deseja explorar a região do Caparaó e não abre mão de saborear cafés e lanches especiais, como garante a empreendedora Roberta Medeiros, filha do vovô Nininho.
Após a morte do pai, em 2017, aos 62 anos, e com a parceria do Sebrae, ela decidiu tocar os negócios e começou a produzir café especial. A cafeteria, em Forquilha do Rio, Dores do Rio Preto, funciona sábado, domingo e feriados, das 8h30 às 17h30. Também há opções de hospedagem. Informações: (32) 99121-8236 (WhatsApp).
- Em Forquilha do Rio, Pedra Menina, Dores do Rio Preto, o Café Família Protazio reabriu em 2022 e funciona em todos finais de semana: sábado, das 11h às 18h, e domingo, das 11h às 17 horas. São servidos diversos cafés especiais, incluindo bebidas feitas com cafés, pães caseiros, bolo, biscoito e muito mais. Informações: (32) 99992-6505.
- “Coisas do Destino”! É assim que Lais Machado define o início de um sonho que recebeu o nome de Destino. Inaugurado em 2015, o local reúne café, bar, restaurante e livraria. Patrimônio da Penha, em Divino de São Lourenço, foi o endereço escolhido. A casa fica aberta de segunda a sábado, das 12h às 20h. Domingos e feriados com horários especiais. Informações: (28) 99901-2516.
- Cafeteria Onofre, nome escolhido para homenagear o patriarca da família, Onofre Lacerda, fica no distrito de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto. Lá, o visitante encontra cafés premiados e deliciosos bolos e pães caseiros produzidos no local. Funciona das 9h às 18h, às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados. Informações: (28) 99943-8432.
- Na Quitanda Café Toinzé, em Iúna, o cardápio é recheado: café, broa de melado e fubá, biscoito de polvilho, pastel de carne de lata (carro-chefe), pastel de queijo, rosquinha de nata, bolo salgado, bolinho de chuva, pão de queijo, queijo, pães de aveia e frutas, canjicão, pastel de angu, bolo de cenoura e chocolate, leite com paçoca, sucos de frutas, entre outros produtos. Funciona aos domingos, das 14h às 18h. Informações: (28) 99995-9686 ou no Instagram Quitanda Café Toinzé.
Comentários