Cariacica no roteiro do turismo no Espírito Santo
Município da Grande Vitória oferece atrativos que vão do aconchego no campo ao lazer em meio aos cenários urbanos
Cariacica, na Grande Vitória, talvez não seja um destino turístico óbvio para muita gente. E é aí que a cidade surpreende: com atrativos que misturam esporte, cultura, lazer, fé e natureza, encanta quem se dedica a enxergá-la com olhar desbravador. A cada dia, o município se revela como destino para quem quer descobrir novas possibilidades de entretenimento e conquista espaço no roteiro do turismo no Espírito Santo.
Um dos cartões-postais da cidade é o Estádio Estadual Kleber Andrade. Totalmente reformado, o espaço tem capacidade para 22 mil pessoas e campo dentro dos padrões exigidos pelos órgãos máximos do futebol. Ganhou projeção internacional na Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, e se destaca, nacionalmente, por receber partidas de futebol de grandes competições e shows de artistas renomados.
Desde 2023, a cidade tem uma nova orla, na região de Porto de Santana. Com quase dois quilômetros de calçadão e ciclovia, academia ao ar livre, parquinho, mirantes, decks e pista de caminhada, convida a relaxar, praticar exercícios e curtir momentos com amigos e em família. Em Porto de Santana, também tem uma estação do transporte aquaviário, que transforma o deslocamento até a cidade em passeio.
Outro atrativo que vem se consolidando como destino de moradores e visitantes é o Mercado Municipal, em Itacibá. O centro comercial tem peixaria, adega, lojas de produtos diversos, praça de alimentação e opções de lazer para crianças. Tem estacionamento próprio, gratuito para clientes, e funciona de segunda a sábado.
Os parques urbanos também figuram como espaços de lazer, descanso e diversão. O Parque O Cravo e a Rosa, em Nova Brasília, é formado por Mata Atlântica, tem lagoas e áreas de passeio. O Parque Delegado Oswaldo Viola, mais conhecido como Parque da Biquinha, em Jardim América, é uma opção para curtir sem pressa e em conexão com a natureza.
Cariacica também se destaca no turismo religioso, com igrejas que refletem a fé e a história local. A Igreja São João Batista, na sede do município, e o Santuário Bom Pastor, em Campo Grande, fazem parte desse roteiro.
Na zona rural, o agroturismo completa a experiência. Entre plantações de banana, laticínios e apiários, é possível encontrar sabores artesanais, tranquilidade e aquele clima aconchegante de interior. É um destino autêntico e cheio de surpresas!
Bombons de banana fazem sucesso
Cariacica é o maior produtor de banana orgânica do Espírito Santo, e o cultivo da fruta garante o sustento de mais de 200 famílias produtoras. Em Cachoeirinha, na zona rural do município, mulheres empreendedoras transformam essa vocação econômica em sabores que já se tornaram parte da identidade cariaciquense. O Grupo 7M integra a Cooperativa da Agricultura Familiar de Cariacica e, além de gerar renda para as participantes, garante mais atrativos para a cidade. Quem visita o município precisa experimentar delícias como banana chips, banana-passa e os irrecusáveis bombons feitos com a fruta. Os produtos são vendidos na sede do grupo, em Cachoeirinha, e em pontos de venda espalhados pelo município.
Contato: (27) 99923-8148.
Carnaval de Congo de Máscaras
Pelas ruas de Roda D’Água, na zona rural de Cariacica, nasceu, nos festejos em homenagem a Nossa Senhora da Penha, uma história que hoje faz parte da cultura do município. Um homem negro, querendo celebrar sem medo entre os brancos, escondeu-se atrás de uma máscara e de um traje feito com folhas de bananeira. Foi assim, entre brincadeira e resistência, que nasceu João Bananeira, ícone do famoso Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água, realizado no dia de Nossa Senhora da Penha. A tradição surgiu a partir da dificuldade de os moradores da região irem até o Convento da Penha celebrar a padroeira do Espírito Santo. Para homenageá-la, começaram a sair em procissão pelas ruas, cantando e batendo tambores de congo. Hoje, é uma grande festa e faz parte da identidade capixaba.
Roteiro de fé e boas histórias
Quem gosta de fazer turismo religioso encontra em Cariacica atrativos que compõem um roteiro de fé e boas histórias. Um deles é a Igreja São João Batista, localizada na praça central de Cariacica-Sede. Ela foi a primeira igreja construída no município, em homenagem ao santo que hoje é padroeiro da cidade. Conta a história que, para erguê-la, foi necessária a participação dos devotos da comunidade. Como alternativa à utilização da mão de obra dos escravizados, o frei italiano Ubaldo Civitela realizava procissões e pedia que cada fiel participante levasse uma pedra. O esforço de todos foi determinante para a construção do templo, concluída em 1851.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários