X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Capital capixaba dá show de beleza na terra e no mar

Vitória reúne atrativos que contribuem para posicionar o Espírito Santo no roteiro turístico de brasileiros e estrangeiros


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Capital capixaba dá show de beleza na terra e no mar
Baleias jubarte encantam espectadores |  Foto: Bruna Rezende

Se cada paisagem bonita fosse considerada um motivo para comemorar, Vitória estaria permanentemente em festa. A capital capixaba dá show de beleza na terra e no mar, contribuindo para posicionar o Estado no roteiro turístico de brasileiros e estrangeiros.

No dia 08 de setembro, a cidade, que tem status de metrópole, mas proporciona a moradores e visitantes aconchego de interior, fez 473 anos.

Formada por um arquipélago de 33 ilhas e uma porção continental, Vitória é uma das três ilhas-capitais do Brasil. O mar, que gera renda para muita gente, também é fonte de contemplação e qualidade de vida.

À beira-mar, Vitória pulsa. Pessoas caminham e correm no calçadão, praticam esportes nas praias, remam sobre o movimento da maré.

A quilômetros da costa, moradoras ilustres encantam quem embarca em uma expedição para avistá-las. Na imensidão do oceano, as baleias jubarte escolhem Vitória como casa. No litoral capixaba, elas acasalam, têm os filhotes e os amamentam, entre os meses de junho e outubro. Em novembro, partem para a Antártida, aonde vão se alimentar para, meses depois, estarem de volta.

“Temos o maior berçário do Atlântico Sul de baleias jubarte. Por meio do Projeto Amigos da Jubarte, realizamos um trabalho de pesquisa, conscientização ambiental e turismo. Monitoramos o comportamento da espécie. Concomitantemente, agências promovem passeios que proporcionam a experiência maravilhosa que é o avistamento desses animais”, disse Sandro Firmino, coordenador do Amigos da Jubarte.

Para além do mar, Vitória encanta com áreas verdes e parques, entre os quais está o Parque da Fonte Grande, um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica em área urbana do Brasil.

Com acessos por Fradinhos e pela avenida Serafim Derenzi, possui trilhas que levam a mirantes. Abre de terça a domingo, das 8h às 17h30, e o acesso é gratuito.

Atrativos da Ilha do Mel

Viagem pela história da cidade

Imagem ilustrativa da imagem Capital capixaba dá show de beleza na terra e no mar
Divulgação/PMV/Diego Alves |  Foto: Kamila Rangel

Passear no centro de Vitória é viajar na história. Vale a pena visitar o centenário Parque Moscoso e conhecer o Projeto Visitar, que, de quarta a domingo, disponibiliza monitores na Catedral Metropolitana, no Convento São Francisco e na Igreja do Carmo.

Cultura “made in ES”

Imagem ilustrativa da imagem Capital capixaba dá show de beleza na terra e no mar
|  Foto: Kamila Rangel

Quem gosta de moqueca precisa viver a experiência de ver de pertinho como se faz a tradicional panela de barro, utensílio usado para o preparo do prato típico da culinária capixaba.

Em Goiabeiras, no galpão da Associação das Paneleiras, é possível ver o passo a passo dessa produção, além de adquirir panelas de tamanhos e preços variados.

O local funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h; aos sábados, das 8h às 17h30; e aos domingos e em feriados, das 8h às 15h. A visitação é gratuita.

Contemplando Vitória sobre duas rodas

Imagem ilustrativa da imagem Capital capixaba dá show de beleza na terra e no mar
|  Foto: Divulgação/PMV

Turistas e moradores podem desfrutar de um passeio superagradável em Vitória, andando de bicicleta. A capital da qualidade de vida possui 40 quilômetros de ciclovias.

Sobre duas rodas, as pessoas podem, ao mesmo tempo em que se exercitam, contemplar as belezas da cidade de ponta a ponta, uma vez que é possível ir em segurança do Centro até o final da praia de Camburi pelas vias destinadas aos ciclistas.

*KR Comunicação

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: