Capital capixaba dá show de beleza na terra e no mar
Vitória reúne atrativos que contribuem para posicionar o Espírito Santo no roteiro turístico de brasileiros e estrangeiros
Escute essa reportagem
Se cada paisagem bonita fosse considerada um motivo para comemorar, Vitória estaria permanentemente em festa. A capital capixaba dá show de beleza na terra e no mar, contribuindo para posicionar o Estado no roteiro turístico de brasileiros e estrangeiros.
No dia 08 de setembro, a cidade, que tem status de metrópole, mas proporciona a moradores e visitantes aconchego de interior, fez 473 anos.
Formada por um arquipélago de 33 ilhas e uma porção continental, Vitória é uma das três ilhas-capitais do Brasil. O mar, que gera renda para muita gente, também é fonte de contemplação e qualidade de vida.
À beira-mar, Vitória pulsa. Pessoas caminham e correm no calçadão, praticam esportes nas praias, remam sobre o movimento da maré.
A quilômetros da costa, moradoras ilustres encantam quem embarca em uma expedição para avistá-las. Na imensidão do oceano, as baleias jubarte escolhem Vitória como casa. No litoral capixaba, elas acasalam, têm os filhotes e os amamentam, entre os meses de junho e outubro. Em novembro, partem para a Antártida, aonde vão se alimentar para, meses depois, estarem de volta.
“Temos o maior berçário do Atlântico Sul de baleias jubarte. Por meio do Projeto Amigos da Jubarte, realizamos um trabalho de pesquisa, conscientização ambiental e turismo. Monitoramos o comportamento da espécie. Concomitantemente, agências promovem passeios que proporcionam a experiência maravilhosa que é o avistamento desses animais”, disse Sandro Firmino, coordenador do Amigos da Jubarte.
Para além do mar, Vitória encanta com áreas verdes e parques, entre os quais está o Parque da Fonte Grande, um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica em área urbana do Brasil.
Com acessos por Fradinhos e pela avenida Serafim Derenzi, possui trilhas que levam a mirantes. Abre de terça a domingo, das 8h às 17h30, e o acesso é gratuito.
Atrativos da Ilha do Mel
Viagem pela história da cidade
Passear no centro de Vitória é viajar na história. Vale a pena visitar o centenário Parque Moscoso e conhecer o Projeto Visitar, que, de quarta a domingo, disponibiliza monitores na Catedral Metropolitana, no Convento São Francisco e na Igreja do Carmo.
Cultura “made in ES”
Quem gosta de moqueca precisa viver a experiência de ver de pertinho como se faz a tradicional panela de barro, utensílio usado para o preparo do prato típico da culinária capixaba.
Em Goiabeiras, no galpão da Associação das Paneleiras, é possível ver o passo a passo dessa produção, além de adquirir panelas de tamanhos e preços variados.
O local funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h; aos sábados, das 8h às 17h30; e aos domingos e em feriados, das 8h às 15h. A visitação é gratuita.
Contemplando Vitória sobre duas rodas
Turistas e moradores podem desfrutar de um passeio superagradável em Vitória, andando de bicicleta. A capital da qualidade de vida possui 40 quilômetros de ciclovias.
Sobre duas rodas, as pessoas podem, ao mesmo tempo em que se exercitam, contemplar as belezas da cidade de ponta a ponta, uma vez que é possível ir em segurança do Centro até o final da praia de Camburi pelas vias destinadas aos ciclistas.
*KR Comunicação
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários