Caçadores de Destinos: descobertas no turismo de uma forma diferente
Veja lugares que estimulam vivências e colocam visitantes em contato com história, costumes e tradição de locais escolhidos
Escute essa reportagem
Colher morangos, passear de pônei, dar mamadeira aos bezerros, fazer piquenique escolhendo produtos fresquinhos, saborear o café coado na hora, degustar um bom queijo e até espumante feito de forma artesanal.
Esses são exemplos que podem ser conferidos por quem busca uma vivência mais personalizada, com particularidades de cada destino no turismo de experiência.
Turismóloga e gerente de Projetos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), Cássia Coppo explica que este é um nicho de mercado que apresenta uma nova forma de fazer turismo, onde existe interação real com o espaço visitado.
“A ideia é estimular vivências e o engajamento em comunidades locais que geram aprendizados significativos e memoráveis", afirmou
A Turistech Espírito em Rede, inclusive, criou uma plataforma de comercialização de produtos de turismo de experiência no Estado.
“Com a dificuldade em encontrar produtos já preparados para este novo modelo de negócio, criamos a metodologia de estruturação de produto turístico de experiência, Espírito X, que conta com mais 100 empreendimentos capacitados, com a ideia de encontrar o 'X' para surpreender turistas e visitantes”, explica Célio Sathler, sócio-fundador da Turistech.
Não faltam destinos e histórias para contar. Um dos pontos de parada é o Valentim Laticínios e Agroturismo, na região de Pedra Azul, em Domingos Martins.
“A visita acontece no jardim onde temos uma loja para a venda de laticínios, como iogurtes, manteiga e queijo frescal. Contamos com área verde, redário, casinha de boneca e balanço”, conta a proprietária Tatiane Bergamin Pizzol.
Há ainda um viveiro, com porquinhos-da-índia, coelho, calopsita e periquitos. Por volta das 15h30, a criançada ama dar mamadeira para os bezerros. “Temos ainda passeio de pônei, colheita de morangos e piquenique onde o visitante escolhe os itens do cardápio”.
Leandro Tononi, analista do Sebrae-ES, observa que, cada vez mais, turistas e visitantes valorizam a interação e buscam por experiências turísticas para conhecer mais sobre a história, os costumes e a tradição do local visitado.
“Em alguns casos, existe ainda um interesse sobre o passo a passo da elaboração e beneficiamento de um produto típico ou algo que remeta a boas lembranças”.
Diversão garantida
Na hora de escolher um local para passear, a pequena Maya Peterli, de 4 anos, não tem dúvidas. O endereço é o Valentim Laticínios e Agroturismo, no circuito dos orgânicos e naturais em Pedra Azul, Domingos Martins.
Quem revela é a professora Aline Barcelos Peterli, de 34 anos, ao lado do marido, o autônomo Tiago de Paula Bautz, de 38 anos. “Minha filha é apaixonada por esse lugar, que é encantador. Além das delícias como iogurtes, queijos e outros produtos, nos proporciona estarmos perto da natureza”.
O espaço foi escolhido para comemorar o aniversário de 2 anos de Maya. “O que ela mais gosta de fazer é brincar, dar comida para os coelhos, andar de pônei e dar mamadeira para os bezerros”, contou a mãe.
Mais informações sobre o local podem ser obtidas pelos telefones (27) 99976-6811 e (27) 99898-6811.
“Pretendo conhecer mais destinos de turismo de experiência, pois essas vivências a gente leva para a vida toda” Aline Barcelos Peterli, professora
Não deixe de conhecer
Da plantação até a xícara
“Prazer em cada gole, viva essa experiência”. É assim que Mário José Zardo e Lucineia Uliana Cesconetto convidam o turista para conhecer o Café Seleção do Mário, em Alto Caxixe, no município de Venda Nova do Imigrante.
“Aqui a gente tem a experiência de quem deseja conhecer todos os processos, desde a colheita até o café coado na hora, após a torrefação”, conta Mário.
Informações: (28) 99886-0243.
Espumante artesanal
Em um processo artesanal, que utiliza a uva cultivada no local, a Casa dos Espumantes, que fica no Circuito Caravaggio, em Santa Teresa, atrai visitantes de todos os cantos. Deseja viver a experiência de uma degustação orientada? A dica é entrar em contato pelo Instagram @casadosespumantes.
“Colha e pague”
Na charmosa Rota do Carmo, em Domingos Martins, o Sítio Pedreiras oferece experiências voltadas para o agroturismo, o “colha e pague” de morangos, amoras, pitayas e mexericas, como mostra Wilson Uliana, proprietário. Ainda é possível preparar marshmallows e queijo na fogueira. Há também restaurante, cafeteria e loja com produtos artesanais. Informações no Instagram @sitio.pedreiras.
Comentários