Aventuras nas alturas na capital do esporte radical no ES
Pancas é o destino ideal para quem quer voar de balão e se aventurar no maior circuito de tirolesas da América Latina
Escute essa reportagem

No mapa turístico do Espírito Santo, na região Doce Pontões Capixaba, um destino se destaca pelos atrativos para quem gosta de aventura e de desafiar os próprios limites. Não é à toa que Pancas é reconhecida por lei como a Capital Estadual do Esporte Radical. A cidade do festival de balonismo agora tem também o maior circuito de tirolesas da América Latina.
Pancas fica na microrregião Centro-Oeste do Estado, distante cerca de 180 quilômetros da capital, Vitória, e possui aproximadamente 20 mil habitantes.
Leia mais sobre Caçadores de Destinos
O circuito de tirolesas, inaugurado em agosto, fica no bairro Nelson José Grobério e possui três quilômetros de extensão: a primeira parte dele tem 2.100 metros, e a segunda, 900 metros. O ponto mais alto da tirolesa fica a 400 metros do solo, e a velocidade de descida é de até 120 Km/h.
A prefeitura está fazendo a gestão do atrativo, até que uma empresa assuma. A tirolesa funciona aos sábados e domingos. São distribuídas, gratuitamente, 50 senhas por dia, a partir das 7h.
O mineiro Alfredo Santana, de 69 anos, é morador de Belo Horizonte e, em Pancas para visitar a filha, não perdeu a oportunidade. “Quis vir logo, e valeu a pena. É tudo muito seguro, e a paisagem é um espetáculo”, disse.
A idade mínima para descer na tirolesa é de 5 anos, desde que a criança esteja acompanhada dos pais. Não há idade máxima, e o limite de peso é de 120 quilos.
Na terra do Festival de Balonismo, realizado desde o ano passado, em agosto, é possível curtir o voo de balão ao longo do ano.
O Mateus Haase é piloto de balão e de parapente e leva turistas para verem, do alto, as belezas dos pontões capixabas. “Temos as opções do voo cativo, em que o balão fica ancorado e sobe a uma altura de cerca de 100 metros, e temos o voo livre, em que fazemos um plano de voo e voamos durante uma hora, pousando em outro local.”
O passeio pode ser contratado no telefone (27) 99580-7755.
Outro atrativo para curtir em Pancas é o voo de paratrike, uma espécie de parapente, mas movido a motor, sem a necessidade de vento para garantir a força do voo. Apreciar a paisagem a uma altura de mil metros é sensacional. Para contratar, basta entrar em contato no número (27) 99835-6220

Festival gastronômico
Pancas também é palco do Festival Gastronômico Sabores e Canções. A última edição foi realizada em agosto, e duas outras estão programadas para o final do ano: uma na sede do município, com data a ser definida, e outra em Vila Verde, nos dias 13, 14 e 15 de dezembro. No evento, moradores e visitantes têm a oportunidade de saborear a culinária local e apreciar a música regional.
Para os aventureiros
Entre as opções de hospedagem para quem quer visitar Pancas está o Recanto das Montanhas, no Centro. Como destaca o proprietário, Hiarley Santos, os turistas encontram no local o que precisam para descansar após um dia de aventuras no município: suítes amplas e camas confortáveis, além de comodidade. A pousada tem piscina, churrascaria e até salão de beleza.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários