X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Atrações naturais e festas: conheça Conceição da Barra

Atrativos naturais e festividades fazem com que a cidade, no Norte do Estado, siga sendo o amor de verão de muita gente


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Atrações naturais e festas: conheça Conceição da Barra
Praia da Barra, no Centro, agora tem calçadão e ciclovia e é uma das mais frequentadas pelos turistas |  Foto: Rodrigo Eduardo

Quem viveu nos anos 90 no Espírito Santo é bem capaz de acertar esta questão: qual município capixaba é um “amor de verão”? A resposta correta, segundo música da Band’Auê, sucesso à época, é Conceição da Barra, no extremo Norte do Espírito Santo. A cidade, de fato, tem motivos para morar no coração de quem a conhece.

Belas praias, riqueza cultural e histórica, culinária de primeira, dunas, forró e pés na areia. Tudo isso o município tem, além de proporcionar aos visitantes o privilégio de poder escolher entre a tranquilidade e a badalação, dependendo do lugar e da época do ano.

No Centro, a famosa Praia da Barra, com calçadão e ciclovia, atrai muitos banhistas. Entre o Farol da Barra, monumento histórico e ícone da cidade, e a foz do Rio Cricaré fica a Praia do Farol, que costuma chamar atenção pela evidente diferença na coloração das águas, como se uma linha imaginária dividisse-as ao meio.

Outros lugares para conhecer na cidade são o Mirante da Bugia, à beira-mar, e o Cais da Barra, à margem do Rio Cricaré, onde fica também o Trapiche, que foi transformado na Casa da Cultura Hermógenes Lima da Fonseca. O acesso ao prédio está suspenso, porque, segundo a prefeitura, há um projeto para reformá-lo, mas curtir o visual da região é sensacional, principalmente no pôr do sol.

“Sou apaixonada por Conceição da Barra. Sou de Linhares, mas, sempre que posso, venho curtir uma folga na cidade. Amo a Praia da Barra, que está com um visual novo, gosto de ir a Itaúnas, enfim, é um destino que eu escolho sempre”, disse a administradora Ana Paula Rigato Salles, que, pela segunda vez, optou por passar o aniversário na cidade, hospedada no Cricaré Praia Hotel.

E quem quiser curtir o Carnaval na cidade já pode se programar, porque vai ter muita folia por lá. De acordo com a Secretaria de Turismo do município, serão montadas três tendas culturais, entre o Centro e a Orla.

Haverá shows musicais de atrações locais e regionais na praia, das 12h às 17 horas, desfile de blocos de rua, de sábado a segunda, e concurso de fantasia infantil e adulto. Os detalhes serão divulgados em breve pela prefeitura.

Cultura popular

Imagem ilustrativa da imagem Atrações naturais e festas: conheça Conceição da Barra
Jonas Balbino e o neto Noah |  Foto: Jornal A Tribuna

Conceição da Barra é culturalmente rica. Turistar na cidade é, também, conhecer as manifestações culturais que misturam folclore e religiosidade. Ticumbi, Jongo e Reis de Boi são algumas das tradições locais que atravessam gerações. Jonas Balbino, do Ticumbi de Conceição da Barra, herdou a tradição do pai. Hoje, Noah, neto dele de 8 anos, participa das apresentações do Baile de Congo de São Benedito, festa de origem africana que ilustra a disputa, com cânticos, entre Reis de Bamba e Reis de Congo.

Do Espírito Santo à Bahia em segundos

Visitar Itaúnas é, praticamente, um item obrigatório no roteiro do passeio por Conceição da Barra. E, uma vez em Itaúnas, vale dar mais uma esticadinha, passando pelo Parque Estadual de Itaúnas, e conhecer a praia de Riacho Doce.

São 16 quilômetros de estrada de chão da vila até lá, mas os percalços do percurso são compensados pela bela paisagem e pela experiência de estar em dois estados, praticamente ao mesmo tempo. Isso porque basta atravessar, andando, pela água para ir do Espírito Santo à Bahia em segundos. Riacho Doce já foi eleita uma das praias desertas mais bonitas do Brasil.

Ícone da culinária

Imagem ilustrativa da imagem Atrações naturais e festas: conheça Conceição da Barra
Roberto Malacarne |  Foto: Jornal A Tribuna

Uma bela paisagem e o melhor da culinária capixaba. O Casarão Restaurante, localizado próximo ao Cais da Barra, na sede de Conceição da Barra, proporciona aos visitantes essa prazerosa combinação.

Aberto desde 2012 e tradicional na cidade, tem uma bela história de superação. O chef da casa, Roberto Malacarne, conta que, em 2019, logo depois de passar por uma reforma, o restaurante pegou fogo, após um curto-circuito.

“O jeito era fechar, porque eu tinha gastado tudo com a reforma, mas a comunidade e pessoas de todo o Estado se uniram para ajudar a reconstruí-lo. Disseram que o Casarão é parte de Conceição da Barra”, contou Malacarne.

Hoje, para a alegria de moradores e turistas, o ícone da culinária local está funcionando plenamente. No verão, abre todos os dias, das 11h às 24 horas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: