X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Areia curativa deve se tornar patrimônio mundial

O município de Guarapari é referência por causa das areias monazíticas, que possuem propriedades curativas


Ouvir

Escute essa reportagem

Não é à toa que Guarapari carrega o apelido de Cidade Saúde. O município é referência por causa das areias monazíticas, que possuem propriedades curativas e atraem pessoas de vários países. Existe, inclusive, um projeto para torná-las patrimônio natural mundial.

Imagem ilustrativa da imagem Areia curativa deve se tornar patrimônio mundial
Além da pria da Areia Preta, a presença das areias monazíticas também foi detectada em outros lugares de Guarapari, como Meaípe. |  Foto: ROBERTA BOURGUIGNON

“Já temos pesquisas que comprovam as propriedades das areias monazíticas e temos investimento para esse projeto. Falta enviar toda a documentação para a Unesco e para a ONU (Organização das Nações Unidas)”, comentou o físico nuclear Marcos Tadeu Orlando, professor e pesquisador da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

A Praia da Areia Preta é famosa e se destaca pelos índices de radiação, mas a presença das areias monazíticas também foi detectada em outros lugares de Guarapari.

“Em Meaípe, tem areia monazítica e, recentemente, constatamos a presença dela na Praia do Riacho. Estamos investigando, agora, em outras praias próximas”, contou o físico nuclear.

Diferenciada

Marcos Tadeu explica que a areia monazítica é diferenciada e tão valorizada porque emite uma radiação cuja intensidade não faz mal à saúde. Pelo contrário, ela é suficiente apenas para incomodar o organismo humano, fazendo com que ele crie mecanismos de proteção e se fortaleça.

“É por isso que ela possui propriedades curativas. É uma radiação equilibrada e benéfica para o ser humano”, ressaltou o pesquisador.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: