Veja vídeos dos estragos da chuva no RJ; Angra e Petrópolis continuam com risco de deslizamento
Escute essa reportagem
As fortes chuvas que atingiram o Estado do Rio de Janeiro neste fim de semana continuam a provocar um risco de deslizamento muito alto nas cidades de Angra dos Reis e Petrópolis, segundo mapa atualizado da Defesa Civil fluminense. Isso quer dizer que podem ocorrer deslizamentos generalizados nesses dois municípios e que a população que mora em áreas de risco deve sair de suas casas e procurar um abrigo seguro.
A Defesa Civil alerta para risco alto também na capital e nas cidades de Mangaratiba, Duque de Caxias e Teresópolis. Para moradores desses municípios, o risco é de deslizamento nos setores mais críticos, e a população deve ficar atenta a alertas da Defesa Civil.
Em Angra, a chuva acumulou 282,6mm em 24 horas, de acordo com atualização feita às 6h20 pela Defesa Civil. Moradores filmaram ruas completamente alagadas neste sábado. Veja vídeos abaixo.
? MONITORAMENTO #ChuvasRJ
— Governo do RJ (@GovRJ) April 6, 2025
Atualizado às 07h45
?? RISCO MUITO ALTO em Duque de Caxias
RISCO ALTO em Nova Friburgo, Teresópolis, Angra, Mangaratiba, Petrópolis, Belford Roxo, Magé, Nova Iguaçu e São João de Meriti pic.twitter.com/MZMrcCrAhs
Ainda de acordo com o mapa da Defesa Civil, o risco hidrológico é muito alto em Duque de Caxias. Isso significa que há possibilidade de alagamentos, inundações, enxurradas e subidas rápidas dos níveis dos rios na cidade.
Em Nova Friburgo, Teresópolis, Angra, Mangaratiba, Petrópolis, Belford Roxo, Magé, Nova Iguaçu e São João de Meriti o risco hidrológico é alto, ou seja, com possibilidade de inundações pontuais.
Em Mangaratiba, o acumulado foi de 167,2mm no mesmo período. Na capital fluminense, o nível chegou a 165,4mm. Em Seropédica e Belford Roxo, os índices de chuva foram de 159,7 mm e 155,6 mm, respectivamente.
Segundo a Defesa Civil, na manhã deste domingo, 6, não há ocorrência de chuva significativa no Estado. Ainda assim, a população deve permanecer em alerta por causa do solo encharcado.
A previsão é de pancadas de chuva fraca a moderada, de forma isolada, durante a manhã e à tarde em todo o Estado. Após a passagem da frente fria, há previsão de redução dos riscos hidrológicos em todo o território fluminense.
Na capital, a previsão é de que a chuva diminua a intensidade, segundo a Defesa Civil municipal. Para este domingo, o tempo será influenciado pelo transporte de umidade do oceano em direção ao continente. Deve haver predomínio de céu nublado com chuva fraca a moderada isolada a qualquer hora do dia.
A recomendação é que a população fique atenta a estalos, rachaduras, movimentação de terra e árvores. Nesses casos, é preciso sair de casa, buscar um local seguro e pedir uma vistoria para a Defesa Civil pelo telefone 199.
Moradores filmam inundações nas redes sociais
Em Petrópolis, uma forte cachoeira se formou devido à grande quantidade de chuvas no município. O fenômeno se formou por causa da elevação repentina do rio Poço dos Padres, no bairro Itamarati.
PETRÓPOLIS - CORREIAS
— Blitz RJ Oficial (@blitzRJoficial) April 5, 2025
REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO pic.twitter.com/vmX1gUXdVJ
Em Angra dos Reis, uma moradora filmou a água atingindo os telhados de uma rua no bairro Parque Mambucaia. Outro vídeo mostra dois homens andando de jet ski na inundação.
CHUVAS NO RIO:Perequê (Angra dos Reis) pic.twitter.com/E8IygSDkHu
— Adriana Nunes (@nunesadriana) April 5, 2025
ANGRA DOS REIS, MAMBUCABA pic.twitter.com/RrziNZzlim
— CNR-NOTÍCIAS DO RJ (@cnrnoticiasdorj) April 5, 2025
Comentários