X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS
    • Carnaval 2025
    • São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 27°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 25°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • ENEM
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • AutoMotor
      • Direto da Redação
      • Vitrine de Negócios ES
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • NEGÓCIO RURAL
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Economia
    • CONCURSOS
    • EMPREGOS E ESTÁGIOS
    • Cidades
    • Polícia
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • Corrida Tribuna Ruas da Cidade
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • NEGÓCIO RURAL
    • Entretenimento
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
    • SOBRE RODAS
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • AUTOMOTOR
    • Apita Aí
    • Negócio Rural
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 25°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • ENEM
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Brasil

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

‘Vamos garantir que o mercado continue limpo para o futuro’

foto autor
Estadão Conteúdo
15/11/2025 - 17:00 • Atualizada em 15/11/2025 às 17:13
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

Paula Lindenberg é presidente da Diageo no Brasil desde 2022, empresa líder no segmento de destilados, com marcas como Johnnie Walker, Smirnoff, Tanqueray, Ypioca, entre outras. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de bebidas, Paula presidiu a AB InBev no Reino Unido, Irlanda e Espanha, além de ter atuado como vice-presidente de MKT da Ambev Brasil e vice-presidente Global de Insights da AB InBev.

Nesta entrevista ao Estadão, Paula conta como a empresa reagiu à crise causada por casos de intoxicações por metanol e como está alinhada ao combate a produtos falsificados. “Firmamos uma colaboração com o governo do Estado de São Paulo para não só limpar o mercado, mas garantir que ele permaneça limpo. A gente está virando a página. Estou otimista porque estamos prontos para estimular esse consumo responsável de fim de ano. Tudo isso com um setor mais limpo e sustentável, com a falsificação coibida.”

Como a Diageo foi impactada pela crise causada pelas falsificações?

Foi um episódio muito triste, que tem a ver com saúde pública. Antes de tudo, a gente se solidariza com as vítimas e seus familiares. Desde o momento zero, a Diageo, como empresa líder deste setor, se mobilizou para estar muito próxima das associações e dos governos. Isso no sentido de nos colocarmos como um parceiro na resolução do problema. A gente entende que essa não é uma crise do setor formal, mas uma crise ligada a uma atividade criminosa de falsificação. Mas, como líderes, nos colocamos à disposição para pensar junto e agir para manter a segurança do consumidor.

Quais foram as primeiras providências da marca?

Criamos treinamentos voltados para os pontos de venda e para as autoridades. Para os pontos de venda, esse treinamento foi feito em larga escala e está disponível para que os envolvidos saibam analisar seu estoque e garantir que qualquer produto que não esteja de acordo com as especificações seja tirado de circulação. Outro treinamento foi feito para mais de 9 mil agentes públicos, de forma com que a gente capacitasse essas pessoas para que elas atuassem na fiscalização e tirassem produtos ilegais de circulação.

O consumidor também deve fazer esse papel de fiscalizar o produto?

O papel do consumidor não é fazer essa identificação. A responsabilidade é a de o ponto de venda comprar das fontes corretas. Nosso treinamento é para que o ponto de venda possa identificar o produto ilegal e tenha a responsabilidade de desconfiar de preços muito baixos e de vendedores sem histórico de trabalho.

Essa foi uma crise em que o fator confiança teve um peso importante, não é?

A Diageo segue e sempre seguiu os padrões sanitários e de tributação mais rigorosos. O setor formal é um setor sério, que tem a intenção de construir um mercado maior e melhor. Então, desde o começo da crise, começamos a monitorar o que o consumidor estava pensando sobre ela. A falta de confiança não é com as nossas marcas. A insegurança estava restrita ao momento de compra ou consumo por conta desta cadeia de falsificação.

Quais foram as ações em que a marca se envolveu?

Além de trabalhar com o governo para limpar o mercado, passamos a dar visibilidade aos locais seguros de se comprar nossos produtos. A gente lançou uma campanha que fala: “Da nossa fábrica para o seu carrinho” (indicando supermercados confiáveis) ou “Da nossa fábrica pro seu drink” (indicando bares e restaurantes). Hoje também existe um WhatsApp que, ao colocar o seu CEP, você tem a indicação de todos os lugares que são seguros para comprar nossos produtos. Além disso, deixamos visível a lista de distribuidores e fornecedores que são homologados por nós e nos quais temos total confiança.

E a participação da empresa no grupo de trabalho coordenado pelo governo do Estado de São Paulo?

Nós firmamos uma colaboração com o governo para não só limpar o mercado, mas garantir que ele permaneça limpo daqui para a frente. Uma iniciativa importante é a criação de um programa de certificação do ponto de venda e da cadeia que compra deste ponto de venda, de forma que, ao seguir normas estabelecidas pelo programa (como participar de treinamentos, fornecer notas fiscais e descartar garrafas de forma correta), o ponto de venda vai ter um selo de bebida segura. Desta forma, o consumidor vai poder reconhecer quem está trabalhando de forma 100% correta e segura.

A companhia apoia o projeto que torna crime hediondo o crime de falsificação?

A gente acredita que a sustentabilidade do setor passa também por leis mais duras. O PL que vai transformar o crime de falsificação em crime hediondo tem nosso total apoio. Existem outros projetos que apoiamos. Um ponto importante é apoiar projetos de lei que tratem do descarte das embalagens. A gente garantir que essas garrafas não cheguem aos falsificadores é fundamental. Temos um grupo de trabalho que está estudando esses PLs para que a gente foque naqueles que tenham condição de fazer diferença.

O consumo de destilados já está normalizado?

Temos vários indícios de que sim. O Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo divulgou a recomendação formal das vendas de destilado por seus associados a partir deste fim de semana. Nas grandes redes do varejo, temos um material que indica o compromisso público destes estabelecimentos com a segurança do cliente, e as vendas já estão em níveis normais. Quando a gente vai para bares e restaurantes é que a coisa ainda está um pouco mais difícil. Uma das nossas ideias é adotar uma prática muito comum no universo do vinho, que é a de levar a garrafa até a mesa do cliente. A ideia é que o drinque seja finalizado na frente do consumidor, que poderá ver a garrafa e a marca que está sendo servida. A gente tem fomentado, também, os bares a trabalharem com garrafas menores. Assim, elas já ficariam nas mesas dos consumidores.

Ficou algum aprendizado importante?

Ficou evidente como a gente precisa de leis mais contundentes que coíbam esse problema da falsificação. Além disso, todo o debate está gerando ações dentro da indústria.

Então, você é otimista?

O momento em que estamos agora é diferente de há um mês. Antes, com o receio de mais fatalidades, não queríamos incentivar um consumo que colocasse a população em risco, mas agora estamos bastante confiantes. Os treinamentos, o trabalho da polícia e de fiscalização me fazem acreditar que este mercado está limpo. O trabalho agora é convidar o consumidor a retornar à normalidade, fazer happy hours, encontros com famílias e amigos... A gente está virando a página, e vamos garantir que esse mercado continue limpo para o futuro. Estou otimista porque estamos prontos para estimular esse consumo responsável de fim de ano. Tudo isso com um setor mais limpo e sustentável, com a falsificação coibida.

Qual a principal característica do consumidor brasileiro de destilados?

O Brasil é um país fundamental para a companhia. O consumidor brasileiro não quer beber mais, quer beber melhor. Quer experiências, quer ter momentos mais especiais.

Leia mais

  • 1
    Setor de bebidas se mobiliza para combater as falsificações no País
  • 2
    Fabricantes e bares apostam na confiança na relação com a clientela
  • 3
    Descarte correto de garrafas é fundamental; projetos podem contribuir para segurança
Ícone tags Tags Bebida Alcoólica metanol São Paulo [estado]

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ENEM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Copa do Mundo de Clubes Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante

COLUNAS

Doutor João Responde Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Negócio Rural Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ENEM
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Copa do Mundo de Clubes Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante
COLUNAS Doutor João Responde Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Negócio Rural Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM