X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Uso da internet por crianças e adolescentes recua pela 1ª vez em pesquisa do IBGE

Dados divulgados nesta sexta-feira (16) mostram que a proporção de pessoas de 10 a 13 anos que se conectaram à rede diminuiu meio ponto percentual


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Uso da internet por crianças e adolescentes recua pela 1ª vez em pesquisa do IBGE
Criança no computador: pesquisa do IBGE mostra queda na proporção de usuários de internet entre 10 e 13 anos |  Foto: Canva

O percentual de crianças e adolescentes de 10 a 13 anos que utilizam a internet recuou em 2023 pela primeira vez em uma série histórica iniciada em 2016. É o que apontam dados divulgados nesta sexta-feira (16) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Conforme o órgão, a proporção de pessoas de 10 a 13 anos que se conectaram à rede diminuiu de 84,9% em 2022 para 84,2% em 2023.

Leia mais sobre Brasil

A proporção era de 66% no começo da série, em 2016. O uso excessivo da internet é motivo de alerta entre pais e pesquisadores.

"Foi a primeira queda, mas acho que ainda está cedo para falar em reversão de tendência", ponderou Gustavo Geaquinto Fontes, analista da pesquisa do IBGE.

Ele mencionou que é interessante aguardar o comportamento do indicador nos próximos anos para ter uma avaliação mais detalhada sobre o cenário.

Posse de celular fica instável

Ainda de acordo com o IBGE, a posse de telefone celular era realidade para 54,8% das crianças e dos adolescentes de 10 a 13 em 2023 –ou seja, mais da metade do grupo.

O percentual ficou estável na comparação com 2022 (54,8%), interrompendo a trajetória de alta registrada nos anos anteriores da série.

Os dados integram um módulo da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) sobre TIC (tecnologia da informação e comunicação).

Segundo o levantamento, 88% das pessoas de dez anos ou mais utilizaram a internet no país em 2023, um recorde na série.

O celular é o principal equipamento de conexão. A posse do aparelho seguiu em elevação e alcançou 87,6% do total da população de dez anos ou mais no ano passado.

Pelos critérios da Pnad, uma pessoa é considerada usuária de internet se teve acesso à rede nos três meses anteriores às entrevistas realizadas pelo IBGE.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: