Trissomia do cromossomo 13: Entenda a doença do filho de Zé Vaqueiro
Cantor fez um comunicado em suas redes sociais dizendo que seu filho caçula nasceu com malformação
Escute essa reportagem
Zé Vaqueiro anunciou em suas redes sociais que seu terceiro filho nasceu com malformação congênita, decorrente da trissomia do cromosso 13. Arthur veio ao mundo na última segunda-feira (24) e está internado na UTI, de acordo com comunicado do próprio artista.
A doença genética é também chamada de síndrome de Patau consiste em um conjunto característico de malformações congênitas.
Leia mais notícias de Brasil aqui
De acordo com informações da revista Quem, um informativo da Dasa Genômica, que é o maior Centro Diagnóstico em Genômica da América Latinha, explica que a trissomia do cromossomo 13 é uma doença genética rara que ocorre em 1 em cada 5.000 recém-nascidos. A condição é grave que pode levar a diversas complicações.
A causa da síndrome é a presença do cromosso 13 adicional. Ao invés do paciente ter 46 cromossomos (22 pares de autossomos, mais os dois cromossomos sexuais), ele tem 47 cromossomos, sendo um trio ( e não um par) do cromosso 13.
Sintomas
Geralmente os bebês com essa síndrome nascem com baixo peso, sendo que a maioria tem defeitos cardíacos congênitos e pode ocorrer a microcefalia, malformações de orelhas, surdez, falta de pele em partes do couro cabelo entre outras complicações.
O diagnósticos pode ser feito durante a gravidez. Embora não haja uma cura, há tratamento para aliviar os sintomas.
Zé Vaqueiro e Ingra Soares são pais de Daniel Martim, de três anos, e ela também é mãe de Nicolly, de 13 anos, que é fruto de um relacionamento anterior.
Comentários