X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Tornado atinge casas e provoca prejuízos em Alagoas


Um tornado atingiu a zona rural de Alagoas causando danos em pelo menos dez residências. O fenômeno destelhou casas e causou prejuízos para moradores da região de Estrela de Alagoas, onde o tornado foi registrado nesta quinta-feira, 22. Não há registro de feridos. O fenômeno é considerado incomum na região.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh-AL) confirmou se tratar de um tornado de pequena proporção. Na escala Fujita, que mede a intensidade do fenômeno, os registros foram de nível f0 - em casos desse tipo, os ventos atingem cerca de 117 km/h.

Vinicius Pinho, superintendente de Prevenção em Desastres Naturais no Estado, explicou, em nota, as características e razões do fenômeno. Segundo ele, tornados são caracterizados por ventos ciclônicos que rotacionam em grande velocidade em volta de um centro de baixa pressão. O tornado se materializa quando seu funil toca o chão, conectando uma nuvem de tempestade ao solo.

"No caso do município alagoano, o cisalhamento do vento, que é a mudança na direção do vento e um aumento da velocidade com a altura, cria uma tendência de rotação horizontal na baixa atmosfera, essa mudança favorece o aumento da velocidade do vento", afirmou Pinho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: