X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Tarcísio e governo Lula abrem consulta pública sobre Túnel Santos-Guarujá


O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), viaja a Brasília nesta quarta-feira, 13, para acompanhar o "pontapé inicial" da consulta pública do Túnel Santos-Guarujá, projeto que inicialmente gerou desgaste entre governo federal e o Executivo paulista, já que ambos queriam ter o carimbo na obra, mas que agora será tocada pela parceria entre os dois governos. A solenidade, prevista para as 15h, terá a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), porém, tem compromissos em Minas Gerais nesta quarta e estará no evento.

"Nós estaremos juntos lá em Brasília para anunciar essa obra tão importante", disse Silvio Costa na noite da segunda-feira, 11, durante participação no CNN Talks. O ministro fez questão de dividir os "louros" da ação, falando que a obra foi possibilitada pela "construção política" realizada tanto pelo governo federal quanto pela gestão de Tarcísio.

A construção do túnel prevê investimentos de R$ 5,96 bilhões, com aportes públicos de R$ 2,7 bilhões dos governos estadual e federal, além da participação da iniciativa privada, por meio de Parceria Público-Privada (PPP). A inauguração está prevista para 2028.

De acordo com o governador, "se tudo transcorrer bem", o leilão para o início das obras deve ocorrer no fim deste ano, em novembro. "Se não no final desse ano, faz um ano que vem", completou.

Republicanos

O ministro Silvio Costa, representante do Republicanos, mesmo partido de Tarcísio, na pasta dos Portos e Aeroportos, tem realizado uma série de agendas com o governador paulista. Questionado se durante essas agendas ele tem conversado com o dirigente estadual sobre sua situação na legenda - já que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem pressionado o governador para que ele embarque no PL, segundo Marcos Pereira, presidente do Republicanos - Silvio disse que essa é uma questão de "foro íntimo" de Tarcísio.

"Tenho uma relação muito boa com Tarcísio, tenho respeito pela sua história, pela sua biografia, e naturalmente essa questão partidária é uma questão de foro íntimo, por mais que a decisão seja solidária, no fundo no fundo é uma questão solitária" disse. "Vamos aguardar essa decisão do governador porque essa pergunta só quem pode responder de fato é ele", completou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: