X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Starship, foguete de Elon Musk, recebe sinal verde para novo voo nesta quinta


A SpaceX vai realizar o quarto voo integrado do seu foguetão Starship na quinta-feira, 06 - a companhia recebeu nesta terça, 04, a aprovação da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês). A decolagem, que ocorrerá a partir da base da companhia em Boca Chica, no Texas, está programada para 9h (horário de Brasília).

O novo teste estava previsto para acontecer nesta quarta-feira, 05, mas a autorização da FAA não ficou pronta a tempo, adiando a data em um dia. Esse teste faz parte de uma série de voos experimentais projetados para aprimorar o desempenho do Starship.

Em comunicado no site oficial da SpaceX, a empresa explica as mudanças que foram realizadas desde o teste anterior para esse próximo lançamento: "Para o quarto voo, a SpaceX diz que foram feitas melhorias de software e hardware. A companhia também afirma que implementará mudanças operacionais, incluindo a eliminação do estágio quente do Super Heavy após a ignição para a volta do equipamento ao planeta. A ideia é reduzir a massa do lançador na fase final do voo".

O primeiro teste com o Starship aconteceu há pouco mais de um ano e terminou em explosão devido a um vazamento no propulsor Super Heavy. O segundo teste, apesar de uma separação bem-sucedida dos estágios, também acabou em explosão. Já no terceiro teste, realizado em março deste ano, a Starship conseguiu alcançar o espaço, mas foi perdida durante a reentrada na atmosfera terrestre, um contratempo que a SpaceX atribuiu a um bloqueio no filtro do sistema de pouso.

No teste anterior, a SpaceX testou com sucesso a porta de carga útil no espaço e realizou uma demonstração de transferência de propelente, crucial para missões futuras. O objetivo para o lançamento de amanhã é ainda mais audacioso: a empresa espera realizar um pouso suave do primeiro estágio no oceano e ver o segundo estágio resistir à fase mais intensa da reentrada na atmosfera terrestre.

A trajetória de desenvolvimento da Starship inclui ambições de longo prazo, como transportar tripulações e cargas para a Lua e Marte. Elon Musk, fundador da empresa, planeja usar o foguete para a missão Artemis III da NASA, que deve levar astronautas à Lua em 2025.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: