Senado aprova inclusão de Eduardo Campos no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria
A homenagem ocorre dez anos após o trágico acidente aéreo que provocou a morte do pernambucano
Escute essa reportagem
O Senado aprovou o projeto que insere o nome do ex-governador e ex-ministro Eduardo Campos no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A homenagem ocorre dez anos após o trágico acidente aéreo que provocou a morte do pernambucano durante sua campanha à Presidência da República, em 2014.
Nascido em Recife em 1965, Eduardo Campos formou-se em economia pela Universidade Federal de Pernambuco aos 20 anos.
Em 1987, deu início à sua carreira política como chefe de gabinete de seu avô, o então governador de Pernambuco Miguel Arraes. Eleito deputado estadual em 1990, Campos conquistou três mandatos consecutivos como deputado federal, permanecendo na Câmara dos Deputados de 1995 a 2007.
Além de sua atuação parlamentar, Eduardo Campos foi ministro da Ciência e Tecnologia entre 2004 e 2005 e governou Pernambuco por dois mandatos consecutivos, de 2007 a 2014.
Em 2014, ele se lançou candidato à Presidência, ao lado de Marina Silva, mas faleceu tragicamente aos 49 anos, quando o jato em que viajava caiu a caminho de São Paulo.
Projeto foi de autoria do deputado federal Felipe Carreras
Autor do projeto, o deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), informou que o texto aprovado, nesta quarta-feira (11), já seguiu para sanção presidencial e deve ser avaliada com "carinho" pelo presidente Lula pela amizade que ambos tinham.
“Eduardo Campos foi uma das maiores personalidades políticas do país. Grande parlamentar, ministro de estado e o governador mais popular da história do Nordeste. Fez programas que são referências nacionais, como o Ganhe o Mundo, o Pacto pela Vida, o Mãe Coruja, além do governo com o maior número de escolas em tempo integral do Brasil. Deixou um grande legado, que sem dúvidas, merece estar entre os grandes heróis nacionais”, disse Carreras.
A senadora Teresa Leitão (PT-PE) destacou a importância do legado de Campos para o estado: "Para além do aspecto administrativo, temos a certeza de ter tido um grande líder no estado. Uma liderança jovem, forjada na luta, e que trouxe para Pernambuco uma forma de atuar que ainda hoje é muito lembrada", afirmou a senadora.
O deputado Pedro Campos (PSB), filho de Eduardo, celebrou a homenagem: “Ter meu pai como herói da pátria é um exemplo para aqueles que querem fazer da política um instrumento de transformação da vida das pessoas.”
Comentários