X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Sem investirmos em educação, entregaremos jovens para o negacionismo e para o crime, diz Lula


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira, 2, que é necessário aumentar os gastos em educação para combater o momento "delicado" pelo qual o País passa, marcado, segundo ele, por "negacionismo, ódio e fake news." Ele participou da inauguração do Impa Tech, o primeiro curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro.

"Tenho 78 anos e não conheci nenhum momento de negacionismo, ódio e fake news como a gente vive hoje. Se não investirmos, vamos entregar nossos jovens de graça para o negacionismo e para o crime organizado", disse Lula à plateia de estudantes, funcionários do Impa e funcionalismo local.

Lula definiu o Impa Tech como um "gol de bicicleta" do seu governo. Ele fez um recorrido histórico para lembrar o surgimento da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), cujo modelo nasceu e cresceu em seus governos anteriores , com 18 milhões de alunos inscritos ainda em 2007. A competição nacional integra, hoje, o formato de seleção de alunos para o Impa Tech.

"Hoje temos a maior olimpíada de matemática do mundo. Não tem Estados Unidos, não tem China, não tem Rússia", afirma.

O evento desta manhã marca o início do primeiro período do bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação organizado pelo Impa em seu novo Instituto. O galpão que abriga a escola foi reformado e equipado pela Prefeitura do Rio. A graduação do Impa contará com recursos específicos do governo federal, um investimento que será de R$ 18,7 milhões no primeiro ano.

Uma vez matriculados, os alunos passam por quatro anos de curso, que começa com um ciclo básico de um ano e meio, seguido de mais dois anos e meio de aulas orientadas para quatro ênfases: Matemática, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Física.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: