Reservatório da Vale transborda e alaga área da CSN em Minas Gerais
Um reservatório da Vale localizado entre Congonhas e Ouro Preto, em Minas Gerais, transbordou neste domingo, 25, e provocou o alagamento de uma área da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).
O reservatório rompeu após chuvas intensas atingirem a região. Segundo a prefeitura de Congonhas, o dique não aguentou o aumento do volume de água.
Vídeos compartilhados por funcionários da CSN nas redes sociais mostram o escritório da companhia sob a lama, que inundou áreas como acessos internos, oficinas mecânicas, área de embarque e o almoxarifado da companhia. Cerca de 200 trabalhadores foram evacuados. Não há registro de feridos.
Em nota, a Vale afirma que o episódio não tem qualquer relação com as barragens da empresa na região e que elas continuam funcionando sem alterações. A empresa também diz que está apurando as causas do extravasamento de água.
Confira a nota da Vale na íntegra:
A Vale esclarece que, na madrugada deste domingo (25), houve extravasamento de água com sedimentos de uma cava da mina de Fábrica, em Ouro Preto (MG).
O fluxo alcançou algumas áreas de uma empresa. Pessoas e a comunidade da região não foram afetadas. Como é praxe nessas situações, a Vale já comunicou os órgãos competentes e prioriza a proteção das pessoas, comunidades e meio ambiente. As causas do extravasamento de água estão sendo apuradas.
A Vale reforça que o ocorrido não tem qualquer relação com as barragens da empresa na região, que seguem sem alterações nas suas condições de estabilidade e segurança e monitoradas 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Confira a nota da CSN na íntegra:
Na madrugada de hoje (25/1), houve uma ocorrência em uma cava pertencente à Mineradora Vale, o que provocou o alagamento de áreas na unidade Pires, em Ouro Preto, de propriedade da CSN Mineração, incluindo o Almoxarifado, acessos internos, oficinas mecânicas, área de embarque entre outras áreas e atividades. Importante ressaltar que todas as estruturas de contenção de sedimentos da CSN Mineração estão operando normalmente.
A CSN Mineração informa que, desde o primeiro momento, acompanha a situação de forma permanente e que as autoridades competentes já foram comunicadas.
Comentários