X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Raio atinge quadra em que grupo de amigos jogava bola em MG

Apesar do susto, ninguém ficou ferido


Um raio atingiu a quadra em que um grupo de cerca de 20 amigos jogava bola, em Uberaba (MG), na segunda-feira (27).

Eles integram o Rock Gol Uberaba, coletivo de fãs de rock que se reúnem para jogar futebol. À reportagem, um dos participantes contou que o grupo tem o costume de filmar as partidas. "Começou a chover muito forte e o pessoal continuou a jogar", disse o advogado Anderson Félix.

Ninguém ficou ferido. "Na hora, a gente ficou muito assustado. Começamos a correr e gritar para o pessoal sair da quadra. Foi todo mundo para baixo de uma casinha que tinha lá", disse Anderson.

Imagem ilustrativa da imagem Raio atinge quadra em que grupo de amigos jogava bola em MG
Momento em que um raio cai próximo ao local |  Foto: Reprodução/Twitter

"A primeira reação foi de livramento, mas depois a gente riu da situação", disse o advogado. Ele disse que os amigos jogam todas as segundas-feiras e destacou a importância de não se arriscar em atividades embaixo de chuva.

DOIS RAIOS NO MESMO LUGAR?

O professor de educação física Renato Vieira, que também faz parte do time, relatou à reportagem ter testemunhado dois raios nas proximidades. "O primeiro caiu dentro do campo, o outro na rua, a 200 metros", afirmou.

"Sempre tem uma energia a mais", brincou o integrante do Rock Gol Uberada Eduardo Fernandes. "Agora falando sério, fora o susto, evitem jogar bola quando estiver chovendo muito ou relampeando", alertou o empresário por suas redes sociais.

Antonio Saraiva, pesquisador do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), orienta que, durante chuvas, o mais recomendável é se abrigar em locais fechados. Locais como árvores, cercas e outras estruturas metálicas, como veículos, atraem raios e devem ser evitados.

"Raramente uma pessoa é atingida diretamente por um raio. Na maior parte dos casos, as pessoas são atingidas por correntes indiretas. A radiação do raio se propaga pela praia, tanto pela água como pelo chão e, ao atingir a pessoa, produz o efeito conhecido como diferença de potencial, fazendo com que ela seja eletrocutada", afirma o pesquisador. 

Mais notícias de Brasil aqui

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: