Quem são os 6 mortos em tornado no Paraná
750 também estão feridas após a passagem de um tornado no Estado do Paraná na tarde de sexta-feira, 7
Ao menos seis pessoas morreram e 750 estão feridas após a passagem de um tornado no Estado do Paraná na tarde de sexta-feira, 7. Uma das regiões mais atingidas foi a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, a cerca de 380 km de Curitiba. Confira abaixo quem são as vítimas e, em seguida, mais informações sobre cada um.
*Reportagem em atualização.
- Adriane Maria de Moura, 47 anos (Rio Bonito do Iguaçu)
- Julia Kwapis, 14 anos (Rio Bonito do Iguaçu)
- Claudino Paulino Risse, 57 anos (Rio Bonito do Iguaçu)
- José Gieteski, 83 anos (Rio Bonito do Iguaçu)
- José Neri Geremias, 53 anos (Rio Bonito do Iguaçu)
- Jurandir Nogueira Ferreira, 49 anos (Rio Bonito do Iguaçu)
Adriane Maria de Moura, 47 anos
Adriane nasceu em 20 de agosto de 1978 e trabalhava na empresa de laticínios Piracanjuba, mais próxima à cidade de Sulina, a cerca de 40 km de Rio Bonito do Iguaçu.
Recentemente, Adriane havia comemorado o fato de sua filha, Ariane Vitoria Lemes, estar no fim do primeiro ano da vida universitária. “Minha futura fisioterapeuta, um caminho longo, mas com fé, determinação e dedicação, tenho certeza de que você irá vencer. Estarei sempre aqui ao seu lado te apoiando e te ajudando a ser forte. Te amo”, escreveu no Facebook.
O velório de Adriane Maria de Moura está previsto para às 16h30 na capela mortuária de Sulina, município vizinho. A prefeitura local destacou, em nota oficial, “sentimentos de pesar em especial à família sulinense De Moura”, de Adriane, que morreu no desabamento de um supermercado em Rio Bonito do Iguaçu.
Julia Kwapis, 14 anos
Segundo relatos da família ao portal G1, Julia Kwapis estava na casa de uma amiga em Rio Bonito do Iguaçu quando teria sido arrastada pelo vento. Ela teria se ferido e sido levada ao hospital São José, em Laranjeiras do Sul, a 18 km de distância de onde estava. Mari, sua mãe, só teve conhecimento de que a filha estava no hospital por volta das 6h deste sábado, 8.
O pai conta que a jovem estava animada por conta da cerimônia de sua crisma na igreja católica, que seria realizada ainda hoje, e cogitava um churrasco para celebrar.
Jurandir Nogueira Ferreira, 49 anos
Em entrevista à página Olho Vivo Paraná, Jackson, filho de Jurandir, relatou que o pai morreu a cerca de 500m de sua casa: “Ele estava no quarto de máquinas, na frente. Tinha buscado areia para fazer um muro. Começou a chuva forte e ficou dentro do carro, escondido. Mas quebrou um poste, que caiu em cima dele. Tentou escapar, mas pegou bem no lado da cabeça dele”, contou.
Claudino Paulino Risse, 57 anos
Claudino passou a tarde cuidando da neta de dois anos de idade, na casa em que morava com sua mulher, que estava em Cascavel. O relato é de sua filha, Tatiane, ao portal Olho Vivo Paraná. Ela conta que buscou a criança após terminar seu expediente no trabalho, e voltava para sua casa, em outra região. Em seguida, começou a receber mensagens da situação em Rio Bonito do Iguaçu e resolveu voltar para a casa dos pais.
“Quando chegamos não tinha mais nada. Ele estava caído sob os escombros. Acho que o vento o empurrou e ele caiu de bruços e bateu a cabeça”, relatou.
José Neri Geremias, 53 anos
José era casado com Marli Rodrigues Geremias e, recentemente, havia sofrido com a perda de seu filho, Anderson José, de 33 anos, após um acidente na rodovia PR-170, próximo a Guarapuava. Conforme informações divulgadas pelo portal Ric, o homem estava dentro de casa, no assentamento Nova Geração.
Comentários