Quem era o empresário morto em queda de avião em Santa Catarina
Escute essa reportagem
O homem que morreu na queda de um avião de pequeno porte no município catarinense de Bom Retiro, na tarde de domingo, 17, é o empresário José Germano Luchmann, de 61 anos. Ele pilotava a aeronave, um monomotor Savage Club fabricado pela Zlin Aircraft em 2015 e com capacidade para duas pessoas. Além de Luchmann, estava no avião uma mulher de 49 anos que sofreu ferimentos graves e está internada em um hospital de Lages.
O avião partiu de Lages rumo a Florianópolis e caiu pouco antes das 17h, ficando de cabeça para baixo no solo. A causa do acidente ainda será apurada.
Luchmann figurava como dono e operador dessa aeronave desde 2019, segundo os registros da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ele morava em São José, na região metropolitana de Florianópolis, e era um dos donos do hotel Pontal, em Palhoça, outra cidade de Santa Catarina.

O empresário havia sido presidente do Aeroclube de Santa Catarina, sediado em São José, e era sócio da Associação Brasileira de Pilotos de Aeronaves Leves (Abul).
O modelo Savage Club tem design inspirado no Piper Cub, modelo fabricado nos Estados Unidos na primeira metade do século 20, e é usado principalmente para recreação e esportes aéreos. Ele consegue pousar e decolar em pistas curtas e não pavimentadas, sendo popular entre pilotos que buscam aventura e contato com a natureza.
A mulher que estava no avião e sobreviveu ainda não teve seu nome divulgado, e também não há informações atualizadas sobre seu estado de saúde. No domingo, ela estava em estado grave, com fraturas e traumatismo craniano, segundo a polícia catarinense.
Comentários