X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Quem é Frankestein, apontado como ladrão de bancos que levava vida de luxo


Ouvir

Escute essa reportagem

Uma operação da Polícia Civil do Acre prendeu, na quarta-feira, 9, Erasmo Sérgio Alves, o ‘Frankenstein’, suspeito de vários roubos a bancos no Estado do Espírito Santo. Foragido da Justiça desde 2017, ele estava morando em um condomínio de luxo, em Rio Branco. Na capital acreana, o foragido usava identidade falsa e se apresentava como empresário.

A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Alves. O espaço está aberto para eventual manifestação.

O delegado titular da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Saulo Macedo, afirma que Erasmo já foi condenado a mais de 60 anos de prisão, em penas somadas. Ele tinha dois mandados de prisão em aberto. Segundo ele, os agentes monitoraram o suspeito durante três semanas, depois de receber informações da polícia capixaba.

“A Denarc do Espírito Santo nos informou sobre um foragido de longa data que estaria escondido aqui. Ele é um criminoso bastante influente naquele Estado e confirmamos que estava vivendo em Rio Branco, sob identidade falsa, morando em casa de alto padrão, no Conjunto Tangará. Um estilo de vida de luxo, muito acima da média”, diz o delegado, através da assessoria de imprensa.

O investigado, de 52 anos, usava documentos falsos com o nome de Gustavo Sérgio Alves e vivia na capital acreana desde 2017. A prisão do foragido foi autorizada pela Vara de Juiz de Garantias, da capital, que expediu também um mandado de busca e apreensão na residência dele.

Imagem ilustrativa da imagem Quem é Frankestein, apontado como ladrão de bancos que levava vida de luxo
Homem procurado pela Polícia do Espírito Santo foi preso durante operação no Acre; 'Frankenstein' se passava por empresário e levava vida de luxo. Foto: Polícia Civil do Acre/Divulgação

O cumprimento dos mandados de prisão exigiu uma operação envolvendo equipes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), que mobilizou um helicóptero. A ação foi realizada no início da tarde de quarta, na residência do foragido.

Durante o cumprimento do mandado de busca, foram encontrados 14 cartões bancários, documentos diversos com nome falso e um carro de alto valor. As equipes também identificaram indícios de que ele era responsável por remessas de drogas do Acre para o Espírito Santo. As investigações continuam para confirmar a extensão dessa atuação. “As fontes de inteligência apontam com segurança que ele era peça-chave no tráfico interestadual. A apuração sobre essas conexões segue em curso”, ressaltou Macedo.

Ligações com o Comando Vermelho

Em 2009, durante o julgamento de um pedido da defesa para que ‘Frankestein’ fosse transferido da Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, para um presídio estadual, o acórdão do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) assinalou que o preso era considerado um dos dez detentos mais perigosos do sistema prisional do Estado.

Disse ainda que Erasmo Sérgio Alves “orgulha-se de ter seguido a carreira do crime por opção e convicção, iniciada no Rio de Janeiro, onde mantém fortes ligações com o Comando Vermelho”. Ainda segundo o acórdão, ‘Frankenstein’ foi um dos mentores do episódio que culminou com o incêndio de inúmeros ônibus na Grande Vitória, nos anos 1990.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: