X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

Brasil

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Prefeitura nomeia interventores para empresas de ônibus suspeitas de elo com PCC

Decisão foi tomada para manter circulação de linhas de ônibus administradas pelas empresas investigadas em operação do Ministério Público

foto autor
Isabela Palhares, da Agência Folhapress
09/04/2024 - 14:35

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura nomeia interventores para empresas de ônibus suspeitas de elo com PCC
Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) |  Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciou no fim da manhã desta terça-feira (09) que dois funcionários da SPTrans serão nomeados interventores nas duas empresas de ônibus suspeitas de ligação com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Segundo Nunes, a decisão atende a pedido do Ministério Público para que a Prefeitura de São Paulo intervenha nas duas empresas investigadas para evitar que a circulação de linhas de ônibus seja interrompida.

"A prefeitura faz a intervenção nas duas empresas para que os usuários possam ficar absolutamente tranquilos de que não haverá nenhuma intercorrência no transporte público", disse o prefeito em vídeo publicado nas redes sociais.

Além disso, Nunes afirma que estão garantidos os pagamentos aos fornecedores das empresas.

Em um decreto publicado nesta terça, Nunes nomeou Valdemar Gomes de Melo como interventor da Trasnwolff e Wagner Chagas Alves para a Upbus.

Uma operação do Ministério Público realizada na manhã desta terça cumpre quatro mandados de prisão e 52 de busca e apreensão contra dirigentes das companhias Transwolff e Upbus.

Segundo o MP, o objetivo da operação é desarticular duas organizações que estariam lavando dinheiro do proveniente do tráfico de drogas, roubos e outros crimes.

As duas empresas são responsáveis pelo transporte de ao menos 700 mil passageiros diariamente em São Paulo. Segundo Nunes, a Trasnwolff opera 1.306 ônibus e a Upbus, 159.

Além dos dois funcionários da SPTrans, a equipe de intervenção da prefeitura também será formada por Barbarah da Silva Dantas, da Controladoria Geral do Município, Felipe Nogueira Torrano da Silva, da Secretaria Municipal da Fazenda, além de um representante da Procuradoria Geral do Município.

"Não vamos admitir em hipótese alguma nenhum desvio de conduta", disse Nunes.

Foram presos nesta terça Luiz Carlos Efigênio Pacheco, dono da Transwolff, e Robson Flares Lopes Pontes, dirigente da Transwolff. Hélio Rodrigues dos Santos, secretário da empresa, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma durante as buscas. O dono de um escritório de contabilidade também foi detido.

A Folha de S.Paulo acionou as empresas na manhã desta terça, mas até a publicação deste texto não houve manifestação. A reportagem ainda não conseguiu contato com a defesa dos presos.

A Justiça determinou o bloqueio de R$ 600 milhões em patrimônio para garantir o pagamento a título de dano moral coletivo. Também determinou que a SPTrans assuma a operação das linhas administradas pelas duas empresas na zona leste da capital.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB)

BRASIL

Dirigentes de empresas de ônibus são presos em São Paulo

Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB)

BRASIL

SP: 21 pessoas são afastadas de empresas de ônibus por suspeita de ligação com PCC

Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB)

BRASIL

Roseana Murray: Escritora sobreviver a ataque de pitbulls foi 'milagre', diz filho

Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB)

POLÍTICA

Isenção de Imposto de Renda para até dois salários mínimos avança no Senado

Ícone tags Tags empresas de ônibus Intervenção prefeitura Primeiro Comando da Capital Ricardo Nunes SPTrans
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso