X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Porto Alegre já acumula o maior volume de chuva para um mês desde 1916

Na comparação entre meses de maio, a atual marca supera os 405,5 mm de todo o mês da histórica cheia de 1941


Imagem ilustrativa da imagem Porto Alegre já acumula o maior volume de chuva para um mês desde 1916
Ruas do centro de Porto Alegre alagadas |  Foto: JORGE LANSARIN/ENQUADRAR/ Agência Estado

Ainda falta quase uma semana para maio terminar, mas a cidade de Porto Alegre já registra o maior volume de chuva para um mês, ao menos desde 1916, quando começaram as medições. A informação é da Defesa Civil gaúcha a partir de dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

De acordo com o órgão municipal, até sexta-feira (24), a cidade acumulava o volume de 486,7 mm de chuva no mês. A marca supera os 447,3 mm de setembro do ano passado, quando o Rio Grande do Sul também foi castigado por temporais.

Na comparação entre meses de maio, a atual marca supera os 405,5 mm de todo o mês da histórica cheia de 1941, até então apontada como a maior tragédia provocada pela chuva no estado, mas que foi superada agora.

Na manhã deste sábado (24), a Defesa Civil atendeu 33 ocorrências com pedidos de vistoria e verificação de perigo de deslizamentos. Não houve nenhuma remoção.

Na véspera foram 268 ocorrências por causa da chuva, que havia voltado a cair com força na Região Metropolitana de Porto Alegre.

A maioria dessas ocorrências foi provocada por deslizamentos e desabamentos causados pela chuva em 24 h.

O nível do lago Guaíba continua acima da faixa dos 4 m. Nesta manhã, a régua instalada no cais Mauá - onde a cota de inundação é de 3 m-- marcava 4,16 m.

Na medição feita às 15h15, o nível do Guaíba havia baixado para 4,11 m.

"A intensificação da cheia é resultado das intensas pancadas de chuva registradas no Rio Grande do Sul entre a quinta e a sexta-feira", diz a Prefeitura de Porto Alegre, em nota.

A previsão indica cheia duradoura, com manutenção dos níveis elevados nos próximos dias, segundo o IPH (Instituto de Pesquisas Hidráulicas) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

O cenário mostra que os níveis devem oscilar em torno da marca dos 4 m e devem ocorrer elevações em consequência dos ventos e chuvas previstos para a próxima semana.

O lago Guaíba atingiu o nível de 5,33 m no último dia 2, superando o recorde histórico de 4,76 m da enchente de 1941. Desde então, as águas estavam baixando lenta e constantemente, mas nesta sexta-feira houve repique.

Não há previsão de chuva para este fim de semana no Rio Grande do Sul. Entretanto, a Sala de Situação, montada pelo governo estadual em decorrência da tragédia, afirma que deve voltar a chover forte na segunda-feira (27), com possibilidade de rajadas de vento de até 60 km/h.

O boletim informa que os acumulados de chuva devem variar de 40 mm a 60 mm no sul e nordeste do estado, na Costa Doce, região dos Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre e litoral

Na terça-feira (28), chuvas pontualmente fortes devem seguir no litoral gaúcho.

A tendência, afirma a Sala de Situação, é que, na quarta-feira (29), o tempo permaneça instável na faixa leste, com chuva fraca. "Com um ciclone extratropical em alto-mar, o mar fica agitado e há risco de ressaca sobre a costa gaúcha", diz.

Maiores volume de chuva em um mês em Porto Alegre (desde 1916)

- 486,7 mm - maio de 2024 (até o dia 24)

- 447,3 mm - setembro de 2023

- 403,6 mm - junho de 1944

- 386,6 mm - abril de 1941

- 365,6 mm - junho de 1982

Maiores volume de chuva para o mês de maio em Porto Alegre (desde 1916)

- 486,7 mm - ano 2024 (até o dia 24)

- 405,5 mm - ano 1941

- 294,7 mm - ano 1942

- 268,6 mm - ano

- 1984 245,1 mm - Ano 2019

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: